Defesa Civil SC é selecionada para validar material didático em Brasília

Entre os 26 Estados e o Distrito Federal que compõem o Brasil, quatro deles foram selecionados para validar material para capacitação dos agentes das Defesas Civis de todo o país. O encontro reuniu representantes da Defesa Civil de Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro na sede da ONU, em Brasília. Cada membro fez parte de uma equipe técnica responsável por validar dois dos quatro módulos do material: fase de resposta e reconstrução.

JOSÉ BRASÍLIA 1

O conteúdo é produzido pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), ONU e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC).  Depois de pronto, o conhecimento dele será difundido pela Defesa Civil do Estado para a Defesa Civil Municipal até chegar à população.

Foram duas semanas de trabalho em Brasília. O Gerente de Restabelecimento e Reabilitação da Defesa Civil SC José Luiz de Abreu, representou o Estado de SC no encontro. Ele retornou da Capital na semana passada. Conforme o gestor, o grupo consultou o material e reformulou alguns capítulos. Na primeira semana eles trabalharam no livro base. Já na segunda, foi elaborada a construção do caderno de exercícios para instrutores o e alunos.

Por que o Estado de Santa Catarina foi escolhido?

O livro contém quatro capítulos e a parte de resposta e reconstrução a Defesa Civil SC tem se destacado. O gerente de Restabelecimento e Reabilitação explica que pelo fato de SC ter uma demanda alta de pedidos de captação de recursos para reconstrução das estruturas danificadas pelos eventos, facilitou a escolha. “Devido a essa demanda, e diversos contatos com a equipe de Brasília, o diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução percebeu que estamos dominando o assunto e convidou a Secretaria de Estado da Defesa Civil”, explica.

JOSÉ BRASÍLIA 2

Conforme o gestor, com base na estrutura do Estado, o envolvimento de SC com base na articulação e encaminhamento do trabalho e desdobramento dos processos, foi decisivo na seleção. “SC faz sua parte e está além. Talvez nós conseguimos  estruturar melhor as ações pelo fato de ter um planejamento mais eficaz”, argumenta.

Entre os critérios, Abreu também destaca algumas ações da Defesa Civil SC que pesaram na escolha. “Ter 295 municípios; a criação de um Fundo (Fundec); plano de contingência do Estado já avançando; na parte de resposta conseguimos atender muito com recursos próprios as demandas que surgem quando tem eventos; na parte de restabelecimento que lá em Brasília é muito difícil ser atendido, nós conseguimos atender com recursos para aquisição de óleo diesel para os municípios; na fase de reconstrução que ainda dependemos mais do nível nacional porque são ações mais complexas e os recursos são maiores”, compara.

Porém, na fase de reconstrução, Abreu salienta que em relação ao sistema nacional, dentro da cadeia dele (Município, Estado e união) é o que está mais bem amarrado. “Acho que SC tem sido exemplar na forma de trabalho desde a orientação do município lá na ponta até a articulação dentro do Governo Federal no acompanhamento do trabalho”, diz.

Esta foi a segunda fase do processo de avaliação do material. A terceira etapa será em setembro no mesmo local. 

JOSÉ BRASÍLIA 3

Fotos: Ellen Balland/ Pedagoga PNUD

Texto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC