Defesa Civil SC entrega 20 casas em Rio Negrinho

WhatsApp Image 2017-12-15 at 18.48.21

Foto. Paulo Cesar Santos

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina inaugurou 20 casas modulares no município de Rio Negrinho, nesta sexta-feira, 15. O ato foi realizado em parceria com a prefeitura, que entrou com o terreno numa área segura e infraestrutura do local. As novas casas estão localizadas na Rua Demétrio Bileski, Bairro Lençol.

As famílias contempladas estavam em área de risco onde frequentemente alagava com as chuvas. Então, o município reassentou os moradores num local seguro e a Defesa Civil SC instalou as residências. Cada moradia custou ao Estado R$ 62.250,00, totalizando R$ 1.245.000,00. Os recursos são do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (Fundec).

Participaram do ato de entrega os deputados Milton Hobus e Darci de Matos, o Coordenador Regional da Defesa Civil SC Antônio Edival Pereira, o prefeito de Rio Negrinho Júlio Ronconi, o vice Roberto Albuquerque, o presidente da Câmara de Vereadores Ronei Lovemberger, e a secretária de Habilitação Marlete Schroeder.

WhatsApp Image 2017-12-15 at 18.48.22

Casas modulares

Cada casa modular possui cerca de 42,81 m2 e é dividida em sala, cozinha integrada, dois dormitórios, banheiro, além da área de serviço externa. A fundação das unidades são do modelo “radier”, uma laje de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da estrutura.

As paredes são feitas com painéis pré-moldados, autoportantes, confeccionadas de chapas metálicas com isolamento térmico e acústico. Para unir todas as partes, cabos de aço fixados na fundação encaixam os módulos. As portas e janelas são feitas de alumínio, PVC ou material similar compatível com o modelo construtivo.

As telhas são feitas de chapas metálicas com isolamento térmico e acústico. A casa modular suporta ventos de até 180km/h, resiste ao granizo, possui material térmico e é anti-chama.  A montagem demora cerca de cinco dias.

WhatsApp Image 2017-12-15 at 18.48.19