Defesa Civil inaugura CIGERDs

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugura nesta quinta-feira, 22, às 11h, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Chapecó e as 16 hs o Cigerd de Concórdia.

Segundo o secretário, a entrega do projeto representa uma resposta mais rápida para a população da região. “O objetivo é interligar todo o Estado, em Florianópolis estamos finalizando o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises”, ressaltou.

inauguracao do cigerd chapeco 20180221 1914065429

Imagem Defesa Civil.

Cada centro possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente capaz de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. Foram investidos cerca de R$ 853.082,57.

A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Prefeitura de Chapecó que cedeu o terreno. O novo espaço oferece ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios.

Integração

A ideia do Centro Regional é justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios e preparando estes, o que já é feito, mas agora com uma estrutura referência que facilita ainda mais este processo.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. Todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.