Defesa Civil SC orienta mais de 200 alunos em colégio de São José

A Secretaria de Estado da Defesa Civil esteve no Colégio Centro Social Marista de São José, nesta segunda-feira (10). A escola solicitou uma palestra e  a gerente de Capacitação e Pesquisa Regina Panceri, e o Coordenador Regional da Defesa Civil Ricardo Angelo Volpato atenderam ao pedido. Desde às 18h15, eles falam das atividades da secretaria aos alunos do Ensino Médio. “Falamos de alguns desastres históricos que atingiram Santa Catarina e passamos algumas dicas de prevenção”, diz Regina. Aproximadamente 270 alunos participaram do encontro.

IMG 9213

Conforme ela, pela primeira vez a atividade é realizada na Grande Florianópolis, mas aconteceu em outras escolas também. Regina explica que a participação da Defesa Civil SC é o primeiro passo para a escola criar um núcleo escolar de proteção e defesa civil. Para o coordenador regional, Ricardo Ângelo Volpato, o público superou as expectativas. A apresentação contou com vídeos, fotos, interatividade e ajudou a prender a atenção dos alunos. “Conseguimos despertar neles a vontade de fazer prevenção no colégio, no Bairro, e de repassar o conhecimento aos amigos e família”, comenta Volpato.

IMG 9220

O encontro durou cerca de duas horas. Ele faz parte da abertura da Semana Nacional de Redução de Riscos e Desastres, comemorada na segunda semana de outubro. A Semana foi instituída em 27 de setembro de 2005 pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

IMG 9228

Fotos: Cleiton Ferrasso e Wallace Rufino/ SDC