Defesa Civil vai em busca de recursos junto ao Governo Federal

IMG-20141009-WA0002

Foto: Divulgação SDC/SC.

Recursos:

Defesa Civil de Santa Catarina busca, em Brasília, apoio para a reconstrução dos municípios de Santa Catarina atingidos pelas chuvas, neste ano. Uma reunião entre o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira e o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli foi realizada na manhã desta quinta-feira, 09.

Moratelli aproveitou para entregar documentos, com objetivo acelerar a liberação de recursos. Somente do primeiro evento, entre os dias 06 e 10 de junho, a solicitação era de quase  R$ 40 milhões. Parte desses recursos já foi liberado. Mas ainda há necessidade de auxilio financeiro para o segundo evento, registrado na segunda quinzena. No primeiro evento, 38 municípios foram afetadados. Já na segunda ocorrência, registrada entre os dias 23 e 30 de junho, 58 municípios informaram danos.

José Boiteux:

Na ocasião, o Secretário de Estado aproveitou para pedir apoio no reassentamento das famílias indígenas de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. O grupo de índios chegou a tomar a Barragem Norte em protesto por causa de áreas alagadas. No entanto, em conversas com Moratelli, em agosto, os chefes da aldeia chegaram a firmar acordos com o Estado, através da Defesa Civil.

Entre as decisões estão a construção de casas modulares para a s famílias atingidas, construção de um canal extravasor, dragagem e desassoreamento do rio. Estudos socioambientais, planos de medidas compensatórias, mapeamento da área afetada com cota máxima de inundação provocada pelo fechamento da barragem. A previsão é que o Governo Federal libere cerca R$ 2,5 milhões para que os serviços sejam executados pelo Governo Catarinense. “Estamos em tratativas para ninguém seja prejudicado”, enfatizou.

Mitigação:

Na tarde dessa quinta-feira, 09, o Secretário Moratelli se reúne com representantes do Ministério da Integração Nacional para pleitear novos recursos para o Sistema de Prevenção de Santa Catarina. “Vamos tratar dos Projetos de Mitigação de Cheias e de outras Bacias”, disse.

Os Projetos compreendem  as bacias hidrográficas Vale do Rio Itajaí-Açu, Tubarão, Cachoeira em Joinville, Itapocu, Urussanga, Araranguá, Rio Negrinho, Serrinha e Bugres, Iguaçu, Rio do Peixe. Para isso é imprescindível o Melhoramento Fluvial nesses pontos. Assim, como as ações de Prevenção de enchentes, secas, abastecimento, contenção e escorregamento de encostas. Os valores a serem investidos nessas ações chegam a R$ 550 milhões. Também está prevista a execução dos Planos Diretores e Drenagens Urbanas das Bacias.