Defesa Civil vistoria primeira cabeceira para instalação de kit de transposição metálico

As atividades da Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) foram intensas nesta semana no desenvolvimento do “Projeto de Kit de Transposição Metálico”. Na segunda-feira (05) a gerente de reabilitação e reconstrução, Fernanda Patrícia de Oliveira, em conjunto com o coordenador regional da Grande Florianópolis, Alexandre Miranda, e o engenheiro Norberto Antônio Chaves, realizaram a vistoria da construção das cabeceiras do primeiro kit de transposição metálico (ponte) que será instalado no Estado.

A estrutura de 12 metros será montada na localidade de Rio Teófilo no município de Major Gercino. O foco do Projeto é a prevenção para a substituição de antigas pontes e pontilhões que colocam em risco a circulação de pessoas ou que estão vulneráveis e eventos extremos. Durante a vistoria algumas recomendações foram feitas para garantir a segurança das cabeceiras em caso de enxurradas.

Os kits são construídos com aço utilizado para a sustentação da Ponte Hercílio Luz durante a reforma. As peças foram beneficiadas e passaram por tratamento que garante a vida útil em cerca de 200 anos, com a manutenção adequada. O formato atual do projeto prevê a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da DCSC que fornece as estruturas. Já o município realizada o transporte das peças e a construção das cabeceiras e tablado central.

“O Projeto de Kits Metálicos visa apoiar os municípios catarinenses. De forma preventiva a ação garante o escoamento da produção e o turismo rural com estruturas que reforçam a segurança das pessoas que circulam nas comunidades beneficiadas”, explicou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, o Projeto vai além das ações diretamente relacionadas ao gerenciamento e enfrentamento das situações de riscos e desastres desenvolvidas pela DCSC.

Estrutura fiscalizada pelos técnicos da DCSC. Foto: Divulgação.

Vistorias para o repasse de estruturas

Em continuidade às ações os técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) realizaram, na terça-feira (06) visitas técnicas em várias localidades no município de Trombudo Central, para a análise de viabilidade de instalação de kits metálicos. A DCSC aguarda agora a formalização dos pedidos de pontes para dar andamento aos processos.

No município de Indaial, na quarta-feira (07), a visita técnica também teve o foco a análise de viabilidade para o repasse de um kit metálico. A nova estrutura tem o objetivo de substituir uma antiga ponte que, devido ao estado de conservação precário, tece a capacidade de carga reduzida.

Nesta quinta-feira (08) as atividades foram em Gaspar, no Vale do Itajaí e em Botuvera. Na Prefeitura municipal de Gaspar foram realizadas orientações sobre o processo para solicitação dos kits e em seguida os técnicos vistoriaram um possível local para a instalação de um kit metálico na comunidade de Belchior.

Em Botuverá foram realizadas vistorias em, pelo menos, três pontos para a avaliação de viabilidade de instalação de kits de transposição. Na continuidade os administradores do município foram orientados sobre os procedimentos e documentações necessárias para solicitação das estruturas.

Segundo a gerente de reabilitação e reconstrução da DCSC, Fernanda Patrícia de Oliveira, após a aprovação das solicitações de kits de transposição a Defesa Civil realiza estudo hidrológico visando a análise da capacidade hídrica no local onde a estrutura será montada. “Os kits metálicos são instalados, de forma preventiva, acima da cota de inundação e ampliando a capacidade de escoamento evitando que as pontes sejam submersas e que não façam o estrangulamento os risos ou córregos em situações de chuvas intensas”, explicou.