Deputado conhece projetos e ações da Defesa Civil Estadual

deciogoesO diretor estadual de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (4) com deputado estadual Décio Góes, para expor as principais ações e projetos do órgão estadual no último ano. Entre eles, o Percepção de Risco – A Descoberta de Um Novo Olhar, direcionado a 70 mil jovens da rede estadual, e as cartilhas educativas, distribuídas no ano passado a 800 mil alunos.

Além destes, Alves explanou sobre a produção do Guia de Proteção a Crianças e Adolescentes, elaborado em parceria com Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM); e sobre o Manual Força Voluntária, de capacitação, desenvolvido juntamente com o Instituto Voluntários em Ação. Outras ações de destaque foram as capacitações dos 293 municípios, em 2009, para agentes de Defesa Civil, a atualização do Atlas de Desastres Naturais em Santa Catarina, o livro Relatos de Um Desastre e a produção de um calendário com desenhos dos alunos contemplados com o projeto Percepção de Risco.

Durante o encontro o deputado afirmou que reconhece o trabalho do órgão estadual e anunciou o apoio à realização da 1º Conferência Estadual de Defesa Civil e Assistência Humanitária, a qual ocorrerá no dia 3 de março, em Florianópolis, promovida pelo órgão estadual e convocada pela Secretaria Nacional.

O diretor destacou a importância da mobilização dos municípios, que irão eleger os delegados que integrarão o grupo no evento estadual e, posteriormente, no encontro nacional. "A participação é livre, de todos, mas os municípios são responsáveis por eleger representantes, com seus respectivos temas, que depois discutirão na Conferência Estadual e ainda na Conferência Nacional", ressaltou Márcio Luiz Alves.

Participaram também da reunião assessores dos deputados Ana Paula Lima e Padre Pedro Baldissera e representantes da Central ùnica dos Trabalhadores (CUT).