DEZ/JAN/FEV: chuva entre a média e abaixo da média climatológica em Santa Catarina

A previsão para o trimestre entre dezembro de 2010 a fevereiro de 2011 é de chuva entre a média e abaixo da média climatológica em Santa Catarina, mal distribuída no estado. Especialmente no Oeste e Meio-Oeste as chuvas ficam abaixo da média no trimestre.

Fonte: Ciram (www.criam.com.br)

A partir da segunda quinzena de dezembro, começam a ocorrer as chuvas típicas de verão (pancadas de chuva rápida e localizada entre o final da tarde e início da noite), tornando-se mais freqüentes em janeiro e fevereiro. Nestes meses, os volumes de chuva são mais elevados em relação à dezembro, mesmo assim ficando entre a média e abaixo da média neste ano de 2011.
 
Em dezembro, a média mensal de chuva no Estado varia de 130mm a 170mm. Em janeiro e fevereiro, a média mensal aumenta para valores entre 180 a 200mm. No trimestre, eventos de temporais e granizo são esperados, mas serão menos freqüentes do que o normal para a época do ano.
 
A previsão é de temperatura mínima próxima da média climatológica e de temperatura máxima acima da média climatológica, no trimestre de dezembro/2010 a janeiro e fevereiro/2011. Pelo menos uma onda de calor (período prolongado com dias consecutivos de calor intenso) é esperada entre janeiro e fevereiro.    
                                                                 
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):
 
A influência do fenômeno La Niña, verificada nos últimos meses, se estende para o primeiro trimestre de 2011.
 
Na área oceânica do Pacífico Equatorial Leste, região de monitoramento do ENOS (El Niño – Oscilação Sul), as águas superficiais permanecem mais frias do que o normal (TSM abaixo da média climatológica), em torno de 2,0°C abaixo da média normal (Figuras 1 e 2), caracterizando uma atuação do La Niña com intensidade moderada a forte. 
 
imagem1222

  

Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em outubro de 2010

imagem
 
 

Figura 2 – Anomalia da TSM no oceano Pacífico, entre 17 e 24/11/2010
 
           
Gilsânia Cruz, Clóvis Corrêa e Laura Rodrigues – Meteorologistas