Dez municípios devem decretar situação de emergência nesta quinta-feira

Dez municípios entraram em contato com o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), entre a noite de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira (30/10), para registrar problemas de inundações, devido à chuva forte. Conforme as informações, as cidades devem decretar situação de emergência.

Os municípios afetados são Saudades, Galvão, Cunha Porã, Descanso, Quilombo, Santiago do Sul, São Domingos, Tunápolis, Modelo e Formosa do Sul.

A maioria dos danos e prejuízos ainda não foi totalmente contabilizada, porém, dados preliminares, repassados ao Dedc, apontam mais de 300 pessoas desalojadas, 39 desabrigados e mais de 130 residências atingidas.

O mau tempo registrado durante o mês de outubro também provocou danos em outros municípios de Santa Catarina. Abelardo Luz, Corupá, Passos Maia, Rio dos Cedros e Zortéa já tinham decretado situação de emergência anteriormente.

Desde segunda-feira (27), técnicos da Defesa Civil visitam as regiões mais afetadas. “Estamos avaliando os danos e prejuízos para garantir a resposta adequada, conforme as reais necessidades da comunidade afetada”, explica o gerente do Dedc, Edir de Souza, que realiza as vistorias.

No decorrer desta quinta-feira o número de municípios poderá aumentar, assim como os danos e prejuízos registrados.