Dique Fortaleza será inaugurado em Junho.

IMG 1243

Uma comitiva composta por autoridades do Estado e de Blumenau, no Vale do Itajaí, liderada pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli vistoriaram a obra do Dique Fortaleza, conhecido como PI-5. Durante a visita, foi confirmada a inauguração da obra para junho de 2014.

A obra é considerada de suma importância para a contenção de cheias na região.  Serão pelo menos duas mil famílias beneficiadas diretamente. Os bairros que vão sentir os efeitos positivos com mais intensidade são o Fortaleza e Itoupava Norte.

De acordo com o Secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Telmo Duarte, nessa semana que passou, a instalação elétrica foi concluída e os testes finais feitos antes dos equipamentos que vão funcionar de forma remota passem a operar. Na sala de máquina, foi possível observar a estrutura que vai levantar e descer as comportas quando necessário. “Esse sistema de bombeamento joga a água com mais força para o Rio Itajaí, aumentando o fluxo d’água e  reduzindo o risco de enchente”, disse Duarte.

A obra executada pela prefeitura de Blumenau recebeu em 2012, R$ 2,5 milhões do Estado. Em dezembro do ano passado, foi firmado um convênio entre município e Defesa Civil do Estado. A parceria resultou no repasse de mais R$ 900 mil, em janeiro deste ano. O montante foi destinado para a finalização da obra. “O dique fortaleza é esperado com ansiedade pela população. São 20 anos aguardando a finalização dos trabalhos” destacou Moratelli.

Os trabalhos tiveram início em 1992 e sofreu algumas paralisações até que ganhou novos reforços para deixar de ser um sonho e se tornar realidade para o sistema de prevenção no Vale do Itajaí.

A vistoria foi acompanhada pelo Secretário Regional de Blumenau, César Botelho, o Prefeito, Napoleão Bernardes, o Coordenador Regional da Defesa Civil do Estado, Sandro Roberto de Carvalho, o Secretário da Defesa do Cidadão de Blumenau, Telmo Duarte e do Secretário de Obras do Município, Paulo França.

Informações adicionais e fotos: Paulo Cesar Santos

Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina