Diretor da Defesa Civil integra delegação brasileira na Plataforma Regional de Redução de Desastres

imagem_eird

O diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, embarca no domingo (13), para o México para participar da II Sessão da Plataforma Regional de Redução de Desastres, de 15 a 17 de março, co-organizada pela Estratégia Internacional das Nações Unidas para Redução de Desastres (EIRD) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O diretor vai integrar a delegação brasileira junto com o diplomata Elter Barbosa, do Ministério das Relações Exteriores.

A II Plataforma Regional é voltada para autoridades, organismo sub-regionais e regionais, organizações internacionais e tem como tema central a redução de riscos de desastres, no contexto do Marco de Ação de Hyogo 2005-2015.

Para o diretor, Márcio Luiz Alves, o evento é um espaço importante para a troca de experiência entre os países das Américas. “Neste momento em que o mundo acompanha a tragédia na Ásia e países da costa do Pacífico estão de sobreaviso, autoridades irão se reunir para discutir a redução de desastres naturais”, destacou.

Os principais aspectos que serão debatidos são: a revisão de médio prazo do Marco de Ação de Hyogo; investimentos em ações de redução do risco de desastres; resiliência de escolas, hospitais e cidades a desastres; institucionalização de políticas de redução de risco de desastres; sistema de alerta precoce; participação da sociedade civil; e avanços alcançados por organizamos sub-regionais e regionais em relação à redução de desastres.

Marco de Ação de Hyogo
Diante do agravamento e do aumento de desastres provocados por eventos adversos, os governos de 168 países se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres, adotando o Marco de Ação de Hyogo, em 2005. O objetivo é aumentar a resiliência das nações e comunidades diante de desastres, visando para 2015 a redução considerável das perdas ocasionadas por desastres, de vidas humanas, bens sociais, econômicos e ambientais.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com