Diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional participa de coletiva em Joinville

542258 299378600203768 1783082901 n

A Secretaria de Estado da Defesa Civil realizou na manhã desta sexta-feira (13) às 10h na sede da Secretaria Regional de Joinville SDR, a coletiva de imprensa para marcar a organização do X Fórum Nacional de Defesa Civil.

No local, o Diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braum, falou sobre a importância que tem o evento para os profissionais da área e o público em geral. O representante do Governo Federal veio de Brasília para definir os últimos detalhes da décima edição do Fórum que acontece na cidade entre os dias 25 e 27 de setembro. ” Esperamos um público de 1.500 pessoas”.

O tema do Fórum deste ano é  “Há uma década fazendo da informação uma forma de proteção”  e terá abrangência nacional. O objetivo é  reunir profissionais da área de proteção e defesa civil de todo o país, além de especialistas e membros da sociedade. Fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil com a promoção e conhecimento de ações municipais também está entre as metas.

O diretor de Prevenção da Secretaria de Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza, também ajudou a esclarecer as dúvidas da imprensa. A idéia é fomentar a divulgação do evento em todo o estado, pois a Defesa Civil vai proporcionar translado gratuito para os interessados em participar do Fórum, além do almoço. A Defesa Civil Nacional vai disponibilizar ônibus das cidades de Florianópolis, Itajaí e Blumenau diariamente. Nos municípios mais distantes como Criciúma, Chapecó e Lages o translado vai no primeiro dia e volta no último dia do evento. Mais detalhes com os coordenadores da Defesa Civil Estadual de cada região. Segue a lista de contatos:

Blumenau- (47) 3378-2050, Itajaí – (47) 3341 6199, Criciúma – (48) 3403-1000, Chapecó (49) 2049-7430, Lages (49)91519152 – Florianópolis (48)36647042.

Informações sobre hospedagem, alimentação e turismo na cidade de Joinville – SC, podem ser consultadas no site da fundação turística www.turjoinville.com.br – órgão oficial de turismo da Prefeitura de Joinville.

Após a coletiva, uma reunião foi realizada com os membros da Defesa Civil do município para acertar os últimos detalhes do evento. Cerca de 20 pessoas participaram. Para encerrar a agenda, uma visita ao prefeito municipal foi realizada pela comitiva do Governo Estadual e Federal, que aproveitou a oportunidade para explanar sobre a dimensão que o X Fórum Nacional de Defesa Civil têm no Brasil. A presença do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, foi confirmada para o dia (25). De acordo com ele levar informação e conhecimento às pessoas, sobretudo às comunidades localizadas em áreas de risco, atinge o principal objetivo da defesa civil: proteger a vida. “Esse é um dever que envolve os três segmentos do governo, federal, estadual e municipal, e também a sociedade. Um dever de todos nós”, pontua Viana, destacando que o evento reforça essa idéia.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Defesa Civil  www.defesacivil.sc.gov.br.