Documentário do projeto “Percepção de Risco” da Defesa Civil é premiado

imagem 

O Departamento Estadual de Defesa Civil lançou em 2008 o projeto educativo para cultura de prevenção de desastres: “Percepção de Risco – a descoberta de um novo olhar”. Um dos materiais do projeto foi o filme-documentário, que leva o nome do projeto, sob direção de Sandra Alves e Vera Longo. O filme foi premiado em janeiro deste ano, no 4º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, como melhor longa metragem.

[Clique na imagem para ver o trailler do filme-documentário]

Além do filme-documentário, o projeto compreendeu a distribuição de dois mil kits educativos e 70 mil gibis para 1.324 escolas públicas estaduais de ensino fundamental. Ao todo, 61.834 alunos da 7ª série; 36 gerências regionais de educação; 293 comissões de Defesa Civil foram atendidas. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 1.049.680,00 provenientes do Fundo Estadual de Defesa Civil.

Sinopse:
Mudanças climáticas, riscos para a vida, vulnerabilidade, prevenção, desastres climáticos e sociais são temas que o documentário apresenta e aprofunda, ao percorrer suas ramificações por diversas áreas do conhecimento e da ação humana. Um convite à reflexão, um instrumento de transformação.

Dirigido por Sandra Alves e Vera Longo, o documentário integra o Projeto educativo homônimo desenvolvido em parceria com a Defesa Civil SC e UFSC. Agrega uma série de entrevistas com representantes do poder público, de institutos de pesquisa, de organizações não-governamentais, especialistas e personalidades da área do Brasil, de Santa Catarina, e da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD) da ONU. São jornalistas, pesquisadores, psicólogos, educadores, artistas, atingidos por desastres, que juntos formam uma teia de reflexões interdisciplinares, num diálogo com imagens de natureza e urbanidade.
“O filme é uma leitura da realidade feita por pessoas muito diferentes, uma grande reflexão sobre como viver melhor no mundo atual e os seus desafios. Está longe de ser um filme técnico que vai te dizer o que fazer diante de um desastre. Antes, ele vai sensibilizar”, observa Sandra Alves. O conteúdo complexo e amplo vai se aprofundando como numa espiral, porém “o filme pode ser entendido por camadas, da mais imediata a mais profunda, e é acessível a toda população. Ele estimula discussões, é um instrumento de transformação”, complementa Vera Longo.

Ficha técnica do filme:
Título: Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar
Gênero: Documentário
Tempo de duração: 77 minutos
Direção e Idealização: Sandra Alves e Vera Longo
Fotografia e câmera: Sandra Alves
Roteiro e Montagem: Sandra Alves e Vera Longo
Música original: André Abujamra
Edição e finalização: Sandra Alves
Pesquisa: Sandra Alves, Vera Longo, Barbara Pettres, Patricia Abuhab, Guilherme Blauth
Ilustrações: Samuel Casal
Produção Executiva: Sandra Alves e Vera Longo

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com