Dois CIGERDs entregues no Sul do Estado

Os CIGERDs de Tubarão e Araranguá já estão em pleno funcionamento. As entregas ocorreram na última quarta-feira (28). Cada centro foi construído com nove módulos de ferro galvanizado totalizando 160 metros quadrados. São estruturas auto-suficientes no fornecimento de energia elétrica e comunicação. No total foram investidos cerca de R$ 800 mil em cada CIGERD.

Em Tubarão, a estrutura foi resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil com a Polícia Militar de Santa Catarina que cedeu o terreno na Rua Padre Roberto Ladall de Moura, 116, Bairro São João. Já em Araranguá, o terreno para a implantação foi cedido pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), na Rua coronel Apolinário Pereira, 540, Centro.

CIGERD de Tubarão

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a meta é interligar todo o Estado em uma grande rede de proteção civil. “O início de atividade dos centros representa uma resposta mais rápida para a população do Sul do Estado”, ressaltou.

O Secretário completou explicando que o objetivo do Centro regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar o Estado dos municípios. “O projeto que estamos colocando em prática é inovador e foi baseado em referencias internacionais propiciando uma defesa civil assertiva”, completou Moratelli.

No total a secretaria de Estado da Defesa Civil vai implantar 20 centros do mesmo modelo. Todos foram estrategicamente distribuídos em Santa Catarina com base nos dados de recorrência de fenômenos e densidade habitacional. Ainda dentro deste projeto está sendo finalizado em Florianópolis o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Todos os CIGERDs regionais serão interligados com a Capital onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com outras agências facilitando, direcionando as ações em crises e dando uma resposta rápida ao cidadão.