Dois municípios têm pessoas desabrigadas após as chuvas

 

WhatsApp Image 2018-01-17 at 12.26.42

Foto: Defesa Civil SC

A chuva desta terça-feira, 16, causou transtornos para os moradores de Santa Catarina. Em Gaspar, um abrigo foi aberto na localidade de Santa Terezinha para 13 pessoa. Joinville também abriu um abrigo no Bairro Jardim Sofia. Oito pessoas estão no local. Até às 17h desta quarta-feira, 17, 14 municípios haviam registrado ocorrências, como alagamentos, deslizamentos e enxurrada. No total, dez pessoas precisaram sair de casa preventivamente. A Defesa Civil SC monitora todas as regiões do Estado através das coordenadorias regionais.

Equipes da Defesa Civil seguem em alerta, pois há previsão de chuva no Estado. Com o solo encharcado, o risco de deslizamento aumenta. Na tarde desta quarta-feira, foi emitido alerta para os municípios de Antônio Carlos, Blumenau, Joinville e Gaspar. A recomendação é que ao perceber qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes, saia de casa e acione a  Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Conforme o último relatório da Defesa Civil os municípios afetados foram Florianópolis, Coronel Martins, Brusque, Chapecó, Blumenau, Presidente Nereu, Xaxim, Galvão, Gaspar, Joinville, Itapema, Salete, Garuva e Rio do Sul.

Atenção: Temporais e volumes elevados de chuva

Início: 17/01/2018 às 13:00h

Fim: 17/01/2018 às 23:59h

Regiões: todas.

Previsão: pancadas de chuva, que podem ser de forte intensidade em alguns momentos, com descarga elétrica e risco de temporais (fortes rajadas de vento). Sistema: baixa pressão no norte da Argentina estendendo-se para SC, e transporte de elevados índices de umidade do norte do país.

Aviso 2

Início: 17/01/2018 às 18:00h

Fim: 18/01/2018 às 03:00h

Regiões: Meio-Oeste (área próxima ao PR), Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Previsão: chuva intensa no período, podendo acumular totais de 50 a 70mm, com pontuais de 100mm ou mais, especialmente nas áreas do norte do Estado mais  próximas ao PR.

Sistema: baixa pressão no norte da Argentina estendendo-se para SC, e transporte de elevados índices de umidade do norte do país direcionados ao PR e norte de SC.

Receba alertas via SMS. Envie seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!