Educação e Defesa Civil entregam material sobre segurança e percepção de risco a escolas estaduais

img_3306O diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, e o secretário estadual de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, fizeram a entrega simbólica, nesta quarta-feira (23), de material didático sobre segurança e percepção de riscos para escolas da rede pública estadual. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria, com a presença de autoridades, professores e estudantes da Grande Florianópolis. Quatro milhões de cartilhas, divididas em uma série de cinco e com temas diferenciados, serão distribuídas a cerca de 800 mil alunos da educação básica. O projeto é fruto de discussões que vêm sendo feitas há dois entre as duas instituições. Na impressão do material desse projeto, a Secretaria de Estado da Comunicação investiu R$ 583 mil (Foto: Osvaldo Nocetti/SED).

Na oportunidade também foram entregues, simbolicamente, kits do projeto "Percepção de Risco" aos alunos da 7ª série e aos professores. Por meio do projeto, os alunos da 7ª série receberão 70 mil gibis e dois mil kits serão encaminhados aos professores, incluindo um livro didático e um filme-documentário, gravado em DVD, sobre relatos de experiências de pessoas falando a respeito de diversos tipos de riscos. Nesse projeto, a Defesa Civil investiu R$ 1,05 milhão. O projeto é desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa e Estudos sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC).

"É fundamental a parceria com a Secretaria da Educação, pois é na escola que o professor pode trabalhar em sala de aula as situações de risco. Quanto mais preparados mais condições teremos de como contribuir para a qualidade de vida melhor", declarou Alves. Ele lembrou que se estivéssemos mais preparados, as enchentes ocorridas em 2008 não resultariam em 135 mortos e 78 mil desabrigados no Vale do Itajaí e Litoral. O diretor-geral da Secretaria ressaltou o esforço para a implantação dos projetos e lembrou a necessidade de uma nova cultura, levando conhecimento às famílias sobre a percepção de riscos e a importância de se preservar o meio ambiente, evitando catástrofes.

Na opinião do diretor de Educação Básica da Secretaria, Antônio Elízio Pazeto, os projetos "Série Nossa Segurança" (o das cartilhas) e "Percepção de Riscos" estão imbuídos de conhecimentos. "Um dos desafios da Educação é aquela que transcende a estrutura formal e deve passar pela escola. O currículo em sala de aula deve demandar conhecimento e prática", comentou.

Série Nossa Segurança – Constituídas de cinco volumes, ilustrados e com formato de história em quadrinhos, as cartilhas que serão enviadas aos estudantes da educação básica, tratam dos temas: Defesa Civil, Transporte de Produtos Perigosos, Prevenção em Ação, Comunicação e Tempestades, nessa seqüência.

O primeiro volume, segundo o diretor da Defesa Civil, mostra que "os verdadeiros heróis somos nós mesmos". Aliás, o primeiro diálogo (contido nos cinco volumes) deixa isso bem claro quando o garoto fala: "Desde o início de sua história, os seres humanos buscam viver em segurança! Este é o princípio da Defesa Civil". A garota reforça: "Porque juntos somos mais fortes!".

No segundo livro a segurança é reforçada e trata sobre os perigos e os cuidados que se deve ter ao transportar combustíveis, que podem causar verdadeiros desastres. "Prevenção em Ação" mostra o quanto é importante estarmos em alertas para os comunicados sobre enchentes e quanto é importante evitar o desmatamento.

O quarto volume aborda a comunicação entre as pessoas e o papel dos meios de comunicação com a responsabilidade de manter a população sempre informada em relação ao que acontece em sua cidade, Estado e no País. "Só vamos evitar os riscos de desastres com a informação e o papel da imprensa é fundamental", destacou o diretor da Defesa Civil. Na última cartinha tem informações como se prevenir das tempestades, os cuidados que devem ser tomados e até que ponto elas podem representar perigo para as pessoas.

Secretaria de Estado da Educação