EFICIÊNCIA DOS SEMINÁRIOS PODE SER COMPROVADA NAS ÚLTIMAS CHUVAS

IMG 1717

Mais de 2,5 mil pessoas capacitadas, 295 prefeituras integrantes de 22 associações de municípios, 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional, 12 cidades sede e pelo menos 5 mil km percorridos em todo o estado. Este é o balanço que a equipe da Defesa Civil de Santa Catarina apresenta depois de mais de 30 dias percorrendo o Estado com os  Seminários Regionais:  Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro .

Estes números apresentados apontam os resultados positivos do trabalho que a Defesa Civil do Estado pode perceber durante o último evento climático em Santa Catarina nos últimos dias.

As orientações passadas durante os seminários e a conscientização dos gestores quanto a importância da prevenção, mudou o comportamento dos municípios e o diferencial se apresentou com uma redução significativa de danos nas 72 cidades atingidas pelas chuvas.
A equipe da Secretaria de Estado de Defesa Civil deu orientações sobre questões administrativas, gestão de risco e desastres e gestão de desastres. Esta ação faz parte da meta do Governo do Estado de capacitar mais de duas mil pessoas ligadas as Defesas Civis municipais, assistência sociais, profissionais de saúde, educação, psicólogos e principalmente gestores municipais.

Para o secretário de Estado Milton Hobus a prevenção é o trunfo dos gestores. “Nós estamos mais preparados, os municípios estão atendendo de forma mais dinâmica os alertas, assim, os eventos climáticos são recebidos de forma consciente, sem surpresas. Quando estamos preparados, fica mais fácil tomar decisões que amenizam o sofrimento das pessoas, e a volta a normalidade é muito mais rápida”, concluiu.

Em muitos municípios, o kit básico de Defesa Civil, distribuído durante os seminários, já fez a diferença. Com acesso a informação e com a possibilidade de repassar dados importantes para o Estado com rapidez, os coordenadores nos municípios, agilizaram processos  e as pessoas receberam ajuda com mais facilidade e organização.Composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também fazem parte do kit uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, o trabalho que vem sendo realizado nos últimos meses, representa  o grande marco da mudança estrutural da Defesa Civil em Santa Catarina, capacitando e estruturando todos os municípios. “Precisamos capacitar quem trabalha com a Defesa Civil, investir na prevenção e principalmente, manter o cidadão informado e os resultados foram comprovados nos últimos dias. Há muito o que organizar ainda, mas acredito que os fatos mostram que estamos no caminho certo”, concluiu.

Foram realizados 12 seminários no estado, promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).