EIRD ONU lança convocatória para trabalhos em redução de risco e desastre

As inscrições para a identificação e sistematização de experiências em redução de risco, para a Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas, foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. Podem se inscrever todos aqueles que possuem trabalhos em redução de risco e desastre que foram concluídos ou estão em processo de execução, com resultados visíveis. As inscrições são enviadas por email e avaliadas para a participação na Plataforma Regional.
 
Fonte: Ceped/UFSC


Mostre sua experiência em reduzir riscos e desastres na Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas. Inscreva seu trabalho até 31 de agosto

As inscrições para a identificação e sistematização de experiências em redução de risco, para a Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas, foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. Podem se inscrever todos aqueles que possuem trabalhos em redução de risco e desastre que foram concluídos ou estão em processo de execução, com resultados visíveis. As inscrições são enviadas por email e avaliadas para a participação na Plataforma Regional.

Como nas sessões anteriores, um componente importante da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas é a apresentação de experiências que permitem ilustrar os avanços, as dificuldades e os desafios na implementação da agenda de redução do risco de desastre nas Américas, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Marco de Ação de Hyogo 2005-2015.

A chamada convocatória tem como objetivo proporcionar um espaço para reunir, organizar e destacar as ações em redução de risco e desastre, RRD, e adaptação às mudanças climáticas, e promover a troca de experiência e conhecimento, multiplicando boas práticas e promovendo parcerias.

A chamada é resultado da colaboração entre o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres UNISDR – Escritório Regional Américas – e a Secretaria Geral da OEA, por meio da Seção de Gestão de Risco e Adaptação às Mudanças Climáticas (RISCO-MACC) do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (OEA / DSD), como co-organizadores e organizadores de reuniões da Plataforma Regional, com o apoio do Governo da Argentina, através do Ministério das Relações Exteriores e da Comissão Capacetes Brancos.

Para saber mais sobre a chamada, acesse os Termos de Referência da Chamada (em espanhol)

Inscreva seu trabalho
A chamada para trabalhos foi prorrogada até 31 de agosto de 2012, às 00h00 (horário do Panamá). Para inscrever seu trabalho ele deve ser preparado no formato disponível (acesse aqui), em espanhol. Após o preenchimento, os documentos devem ser enviados para:

– Ruben Vargas – Coordinador Plataforma Temática sobre Riesgo Urbano
rvargas@eird.org

– Rosa Trejo -Especialista en reducción de los riesgos de desastres naturales
rtrejo@oas.org

A comissão de seleção vai avaliar os resumos recebidos e comunicar os resultados da pré-seleção até 14 de setembro de 2012. Após a seleção, os autores das experiências finalistas devem fornecer informações mais detalhadas até 24 de setembro de 2012. Os resultados finais da seleção será publicado em 12 de outubro de 2012.

Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas
A Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas (PR12) é um fórum multissetorial que reúne os principais especialistas e interessados em RRD em todo o continente, para disseminar ações e estabelecer compromissos de governos, organizações internacionais, intergovernamentais, não-governamentais e comunitárias, instituições científicas e acadêmicas, setor privado, doadores e meios de comunicação.

É uma reunião preparatória para a Quarta Sessão da Plataforma Global de Redução do Risco de Desastres, que deve ocorrer de 13 a 24 de maio de 2013, em Genebra, na Suíça.

A Terceira Sessão da Plataforma Regional será realizada de 29 a 31 de outubro de 2012, na cidade de Buenos Aires, Argentina, com uma agenda que inclui os seguintes temas:

– As políticas públicas em níveis locais, nacionais e regionais para a redução do risco de desastres
– O investimento público e instrumentos financeiros para a redução do risco de desastres
– Risco urbano e redução do risco de desastres
– Participação da sociedade civil na redução do risco de desastres
– A cooperação técnica para a redução do risco de desastres
– Mecanismos, ferramentas ou instrumentos pós Marco de Ação de Hyogo 2015 (Hyogo Framework)

Conte sua experiência!
Uma oportunidade para mostrar o avanço no caminho para o desenvolvimento sustentável e inclusivo e seguro.

Objetivo da Chamada
Promover o intercâmbio e disseminação de experiências e conhecimentos sobre o aumento da resiliência ante desastres e a capacidade de adaptação às mudanças climáticas nas Américas.

Tipos de experiências que podem se inscrever
Aquelas experiências que foram concluídas ou estão em processo de execução, com resultados visíveis, levando em conta os seguintes critérios: Ver mais.

Formato para a inscrição de experiências (Word) – em espanhol

Fonte: Ceped/UFSC