Em Brasília, secretário defende ações importantes para Santa Catarina.

6a2a1f05-d65b-4410-ac34-c5b69ad26ebf

Foto: Divulgação SDC/SC

Em Brasília, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli cumpre agenda em Brasília para garantir liberação de recursos e andamento de processos no governo Federal, referentes a investimentos e ações no setor de proteção e Defesa Civil. Moratelli participou quatro reuniões apenas nesta terça-feira, 14.

Segundo o secretário, esteve com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. Na oportunidade solicitou parcerias Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) para colocar em operação uma discussão que tem ganhado força em Santa Catarina, “pretendemos desenvolver uma ação efetiva do Ministério para fazer cumprir a Lei Federal que impõe as operadoras de telefonia móvel, o envio de SMS pela defesa civil”, destacou.

Ainda nesta terça-feira, esteve no Departamento de Reabilitação e Reconstrução – DRR, com o diretor Paulo Roberto Farias Falcão, para tratar de recursos aos municípios catarinenses. Durante a ida a Brasília, o secretário Moratelli acompanhou o prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, numa reunião com secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior para solicitar a análise técnica final do processo que libera o início das obras do ginásio de esportes, destruído pelo tornado de abril de 2015.

Barragem de Botuverá

A visita de Rodrigo Moratelli a Brasília também foi para tratar das discussões sobre a liberação da licença ambiental que vai possibilitar a licitação e construção da barragem no município. De acordo com Moratelli, a reunião foi com representantes da presidência do Ibama, ICMBio. “Estamos em busca de seguir os parâmetros legais e poder colocar em prática esse projeto tão importante para o Vale do Itajaí,” ressaltou.

Moratelli ainda cumpre agenda nesta quarta-feira, 15, quando se reúne com o secretário de infraestrutura hídrica, Rodrigo Mendes de Mendes para tratar de recursos das obras de prevenção em execução no Estado. Também estará com a diretoria de obras hídricas tratando das novas ações previstas para Santa Catarina. Moratelli deve se reunir com representantes do Ministério das Minas e Energia e CPR, que trata do mapeamento de áreas de risco no Brasil.