Em Rio do Sul CIGERD e CLOG são inaugurados

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (09). O evento contou com a presença de lideranças regionais e do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

O novo espaço, com cerca de 160 metros quadrados, oferece ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios. A estrutura é auto-suficiente e capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. No total foram investidos cerca de R$ 850 mil. A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e com a Secretaria de Educação de Santa Catarina (SES) que cedeu o terreno.

WhatsApp Image 2018-04-09 at 16.53.11

“O objetivo é interligar todo o Estado proporcionando uma resposta mais rápida para a população da Região”, comentou Moratelli. Segundo ele, no CIGERD a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises. A idéia do Centro é justamente integrar as agências envolvidas na proteção civil e apoiar os municípios incentivando a resiliência.

WhatsApp Image 2018-04-09 at 16.53.10

Junto ao CIGERD também foi inaugurado o Centro de Logística da Defesa Civil  (CELOG) para o Vale do Itajaí. O Local, de 400 metros quadrados, é estratégico e possibilita a entrega imediata de itens de assistência humanitária logo após uma situação crítica.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Rio do Sul, todos serão interligados com a base em Florianópolis que será inaugurado no mês de maio. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.