Encontro de instrutores de Defesa Civil acontece essa semana em Brasília

sindec

Brasília- Acontece essa semana, de 12 a 16 de julho, o encontro de instrutores promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, e conta com representantes de vários estados brasileiros. O evento segue até sexta-feira (16) e visa reformular os cursos ministrados atualmente no Programa de Formação Continuada do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Fonte: CEPED/UFSC

Santa Catarina foi convidada para participar do evento, onde estão presentes os pesquisadores do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres CEPED/UFSC, coronel Marcos de Oliveira, engenheiro Rafael Shadeck, psicóloga Janaina Furtado e a socióloga Rita de Cássia Dutra.

Segundo a diretora do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Daniela Lopes, a  finalidade do curso é multiplicar o conhecimento e desenvolver ações que mudem a realidade dos desastres nos municípios brasileiros.

Ainda de acordo com a diretora, além da reformulação dos quatro cursos, Operacionalização de Ações de Defesa Civil; Gerenciamento de Riscos de Desastres; Mobilização Comunitária para Ações de Defesa Civil; e Diagnóstico, Mapeamento e Avaliação de Riscos de Desastres, “os encontros permitem construir conteúdos para novos cursos que habilitem atores para desenvolver ações de prevenção, gerenciamento e capacitação para reconstrução no cenário de desastres”.

A partir do mês de agosto os instrutores disseminarão pelo Brasil os novos conteúdos adotados nos cursos juntamente com o material didático revisado.