Entregues mais de 140 kits de transposição de obstáculos

IMG-20141120-WA0009

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina entregou 142 kits de transposição de obstáculos até o momento. O volume de municípios beneficiados chega a 127. Números surpreendentes que tem cativado os catarinenses. Dessas, 111 estruturas já foram inauguradas pela Defesa Civil do Estado. O produtor Guinder Leo Berwanger reside há 51 anos em São Vicente. Ele destaca que a ponte fortalece e dá condições de passagem para os caminhões que transportam grandes cargas. “Temos o núcleo de aves que agora, independente do dia, poderá escoar a produção. Antes, qualquer chuva já prejudicava a passagem”, afirma.

O projeto é uma forma de dar mais celeridade no atendimento a população, conforme destaca o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli. “A população estava cansada de esperar por obras demoradas. O projeto dos kits de transposição representa a agilidade no serviço público, em situação de emergência. Isso mostra que é possível fazer obras, com a velocidade que a população necessita”, disse.

O projeto da Defesa Civil do Estado, gerenciado pelo Secretário Moratelli, teve um investimento nessa etapa de R$ 6. 506. 250, 19. Recursos próprios que dá mais credibilidade ao processo de atendimento das cidades Catarinenses.

“Esse é o primeiro lote. Mas ainda destinamos kits a municípios que perderam as estruturas devido ocorrências do clima. Temos dado mais dignidade aos moradores de regiões que sofrem a cada cheia”, enfatizou Moratelli.

Nesta semana serão finalizadas as montagens dos kits de Transposição de Obstáculos de Rio do Sul, na quarta-feira, 03, Apiúna, na quinta-feira, 04 e Indaial, 05. No sábado, dia 06, São Bento do Sul recebe a equipe de montagem.

Kit de transposição de obstáculos:

Um Projeto inovador que surgiu em 2013 e que na prática passou a ser executado em 2014, é o Kit de Transposição de Obstáculos. São estruturas pré-fabricadas e protendidas, desenvolvidas para substituir pontes e ou pontilhões danificadas pela força da natureza e o tempo, em municípios que chegaram a decretar Situação de Emergência.

Os kits de transposição de obstáculos foram desenvolvidos em sete tamanhos, seis metros, setes, oito, nove, 10, 11 e 12 metros de extensão. Todos possuem cinco metros de largura e suportam até 75 toneladas de peso. Isso representa o equivalente a um caminhão carregado.

Beneficiados:

Os municípios beneficiados, são aqueles que solicitaram os kits à Defesa Civil de Santa Catarina. Todos tiveram a responsabilidade através de um Termo de Compromisso, assinado entre as duas partes, que devem instalar a estrutura no prazo de 180 dias. O Estado cede o kit de transposição e o município constrói as cabeceiras.

Para que o kit seja instalado, as cabeceiras, especificações  técnicas tem que ser respeitadas para suportar o formato da “ponte”.

Montagem:

O kit de transposição de obstáculos é um Projeto inovador, não só pelo aspecto arquitetônico, mas também pela agilidade na montagem. O processo leva em torno de duas horas, para o tráfego de veículos esteja liberado.

As peças são encaixadas sobre as cabeceiras e depois recebem uma pressão feita pelo canhão de protensão. Depois disso, com uma máquina retroescavadeira, a prefeitura finaliza o acesso a estrutura, que garante passagem de pedestres, ciclistas, carro e caminhões.

Esse processo de montagem atende os pré-requisitos impostos pela Defesa Civil de Santa Catarina, já que o Projeto tem como princípio atender comunidades isoladas e até mesmo que estejam em Situação de Emergência.

Custo:

Um dos objetivos da Defesa Civil é gerar além, de agilidade, baixo custo ao Poder Público com qualidade, nas ações. O kit de transposição vem de encontro a necessidade imediata. Hoje, qualquer que seja a obra de construção de uma ponte custa o dobro ou até mesmo o triplo do valor de um kit de transposição.

Para se ter uma ideia, o kit de transposição de obstáculos segue preços compreensíveis pela necessidade emergencial:

06 metros – R$ 31. 233, 66

07 metros – R$ 34. 098, 69

08 metros – R$ 38. 363, 73

09 metros – R$ 43. 228, 77

10 metros – R$ 46. 600, 45

11 metros – R$ 49. 465, 49

12 metros – R$ 52. 330, 52

Os recursos aplicados são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina – Fundec, desenvolvido para atender situações de emergência.

O projeto dos kits de Transposição de Obstáculos foi tão bem aceito pela população de Santa Catarina, que tem encantado outros Estado São Paulo, enviou representantes da Defesa Civil Estadual para acompanhar a montagem de uma unidade, em Tijucas, na Grande Florianópolis. “Se for viável, pretendemos levar a ideia e coloca-la em prática, em São Paulo”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil de SP, Jefferson Smario.

Minas Gerais também está em busca de informações sobre a ação de Santa Catarina. Recentemente, através de uma reunião virtual com o Diretor de Resposta aos Desastres da SDC/SC, James Rides da Silva, profissionais do Estado Mineiro tiraram dúvidas para levar a ideia para o Estado interessado. “Estamos aqui esperando a visita dos profissionais, para que entendam como tem sido benéfico para Santa Catarina, a iniciativa da Defesa Civil neste ano. Tem sido de grande valia principalmente para as comunidades mais distantes,” destacou Rides.

Para 2015, o projeto está no cronograma. A intenção do Secretário Moratelli é dar continuidade as ações. Atender as cidades que ainda não foram beneficiadas e que se encontrarem em Situação de Emergência. “A expectativa é buscar auxílio também no Governo Federal, para que esse projeto seja ainda mais forte.” concluiu.

Rodrigo Moratelli, garantiu ainda que os kits de transposição devem estar no Plano Plurianual – PPA 2016/2019.