Escola de Balneário do Rincão promove Seminário sobre proteção e defesa civil.

Atividade do PDCE em Balneário do Rincão. Foto: Divulgação.

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) de Criciúma realizou, na manhã desta sexta-feira (10), um Seminário na Escola Estadual Melchíades Bonifácio, no município de Balneário Rincão. A atividade aconteceu de forma interativa possibilitando o diálogo entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, professoras e o coordenador regional da DCSC de Criciúma (COREDEC), Rosinei da Silveira.

O Foco foi “Percepção e Gestão de Riscos” e foram trabalhadas temáticas propostas pelos próprios alunos a partir de observação da comunidade. Com base nos quadros apresentados os educandos apresentaram propostas para a solução das situações encontradas. A atividade integra o Programa Defesa Civil na Escola que promove a curricularização da temática de proteção e defesa civil no processo educativo.

O evento faz parte de uma atividade interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia na produção de notícias com a temática “Problemas ambientais e situações de riscos”. A iniciativa colocou lado a lado o conhecimento científico trabalhado em sala de aula e o aprendizado dos alunos em um processo de interação onde foram utilizadas técnicas de oratória, produção de texto, percepção de risco, simulação de transmissão de notícias a partir das caixas elaboradas pelos alunos e a utilização de recursos audiovisuais.

Foram apresentados cinco trabalhos com os temas: Água parada e esgoto em buracos e valas, sem sinalização e fonte riscos à comunidade; Do luxo ao lixo – O problema do abandono dos Pets; Córrego aberto que recebe lixo e outros rejeitos, provocando alagamentos e riscos às crianças; Obras de pavimentação de ruas sem drenagem e alagamentos; e Queimadas em terrenos baldios e o lixo. “Trabalhamos o conhecimento das comunidades onde os alunos vivem. Reconhecendo os riscos que estão expostos e as situações que poderão estar expostos com as mudanças climáticas”, comentou o COREDEC, Rosinei. Segundo ele, o processo de planetária traz a tona um processo educativo revelador baseado nos quatro pilares da educação para o século XXI, como aponta a UNESCO: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver e Aprender a ser.

Apresentação de um dos trabalhos durante o Seminário. Foto: Divulgação.