Evento internacional aborda geoprocessamento

GEODESIGN

Pesquisadores da América do Sul estão reunidos em Florianópolis para o Geodesign South America 2019. O objetivo é a troca de conhecimentos e experiências na utilização de tecnologias de informação e geoinformação para o suporte ao planejamento de escalas territoriais.

A Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina ( UDESC), através do Laboratório de Geoprocessamento da FAED/UDESC (GeoLab), apoiou a organização e a realização da iniciativa.

Segundo o Chefe da Defesa Civil a instituição está investindo muito em planejamento territorial e urbano em apoio aos municípios e também em educação e esse evento internacional de Geodesign vem ao encontro ao trabalho realizado. “É um evento pioneiro no sentido de envolver a questão do gerenciamento de riscos de desastres utilizando as ferramentas de geoprocessamento”, destacou.

Durante o evento serão debatidas as aplicações de novas tecnologias na gestão de risco associada ao crescimento urbano e à proteção ambiental. Da mesma forma, os temas abrangem também a construção e design urbano para paisagens e planejamento regional, de cidades, além de áreas litorâneas e rurais.

Outro foco é a apresentação de ferramentas e técnicas que estão sendo desenvolvidas para o planejamento urbano e proteção ambiental. A exemplo do uso de conjuntos de dados, planejamento digital, metodologias inovadoras, visualização e suporte para a opinião e a tomada de decisões ficando no contexto da América do Sul.

A programação conta com palestras, workshops, minicursos com convidados nacionais e internacionais, e segue até o dia 13 de dezembro no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da UDESC, em Florianópolis.

Mais informações sobre inscrições e a programação completa pode ser acessada na página do evento e no Facebook.