Exercício de Ajuda Humanitária é realizado em Santa Catarina

O Treinamento conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Exército Brasileiro, Polícia Civil e defesas civis de Santa Catarina e municipais. As atividades ocorrem até a próxima quinta-feira (08) nas cidades de Taió Timbó e Indaial, no Vale do Itajaí. O objetivo é preparar as agências de resposta para atuarem em situações de desastres naturais.

A exemplo de uma situação real toda operação é comandada através do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD), em Florianópolis. O planejamento é realizado de forma conjunta entre todos os órgãos, buscando sempre um serviço de qualidade para a população.

Já em campo, para a capacitação dos profissionais, foram preparadas as mais diferentes situações. Dentre os desafios estão: resgate e salvamento de pessoas, operações com aeronaves, abertura de abrigos e atendimento médico com a implantação de hospitais de campanha. Um deles com a participação do Corpo de Bombeiros e a da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú.

Hospital de Campo. Foto: Flávio Jr Ascom DC

O Chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Júnior, acompanhou o treinamento e ressaltou que a integração entre todas as agências é fundamental para uma resposta mais rápida e eficiente para a população nos momentos mais difíceis. “Atualmente Santa Catarina é referência em proteção e defesa civil. Nosso Estado está localizado no maior corredor meteorológico da América do Sul e a história mostra que devemos estar preparados”, comentou João Batista.

Equipe responsável pelo Hopital de Campanha. Foto: Flávio Jr, Ascom DC

Os atendimentos dos órgãos de emergência, durante os dias do treinamento, não serão afetados, funcionando normalmente através dos telefones de cada instituição.