Exército e Defesa Civil juntos

A integração foi o foco da reunião, realizada na tarde desta segunda-feira (05) entre o secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e o Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada,  general Ricardo Miranda Aversa. O objetivo do encontro foi estreitar o laços entre as instituições e promover ações em Santa Catarina.

IMG 46241

“Eu fiquei muito impressionado, Santa Catarina mais uma vez desponta como modelo Nacional e eu diria até internacional”, comentou o general. Segundo ele, O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), que está sendo finalizado em Florianópolis, é um sonho para a Defesa Civil de qualquer estado. “Esta infraestrutura  vai proporcionar as melhores condições de trabalho para toda equipe da Defesa Civil e órgãos que serão convocados. O Exercito Brasileiro está sempre pronto para apoiar este tipo de atividade. Esse ano vai ser muito bom para a Defesa Civil e para o Exercito”, completou o comandante.

Miranda também declarou que a visita teve o enfoque da união de esforços para que a ajuda humanitária e a proteção e defesa civil cresçam no Brasil. “A integração é fundamental, eu costumo dizer que juntos somos mais fortes e o exercito sempre que for chamado estará presente aqui”, finalizou.

Já o secretário Rodrigo Moratelli reforçou a ligação que a Defesa Civil de Santa Catarina possui com as forças armadas. “Através do Governo Federal, em uma situação que o emprego das forças federais sejam necessárias, nos temos todo um procedimento e protocolos. No entanto estamos estudando a melhoria destes protocolos e a integração dos órgãos”, explicou.

IMG 46361

Um simulado entre o Exército e a Defesa Civil do Estado está sendo programado no mês de maio na Região do Vale do Itajaí nos municípios de Pomerode,  Blumenau e Gaspar. Também foi iniciada a conversa entre a Defesa Civil e o Exército para elaboração dos procedimentos e protocolos do oficial de ligação do Exercito que ficará no CIGERD de Florianópolis para participar do gerenciamento de risco de nosso estado.