Experiência catarinense é apresentada em evento internacional

Uma experiência de sucesso da Defesa Civil de Santa Catarina foi exposta no III Simpósio Ibero Afro Americano de Riscos, que ocorre em Uberlândia de 17 a 20 de junho de 2019.

O evento aborda a temática “Riscos e Sociedade, da apropriação do espaço à criação de territórios em riscos” e busca discutir e propor, perspectivas de construção de políticas de gestão e segurança de territórios ameaçados por políticas econômicas diversas.

WhatsApp Image 2019 06 19 at 08.39.32

Evento realizado em Uberlândia. Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina marca presença no evento e participou no eixo “Resiliência de Risco” com o tema: “A criação da rede de pesquisadores e dos comitês técnicos ciêntíficos nos centros integrados de gerenciamento de riscos e desastres (CIGERD) no Estado de Santa Catarina, experiência exitosa para o fortalescimento da cooperação e resiliência.

O trabalho descreve a experiência da Defesa Civil de Santa Catarina na criação dos comitês técnicos ciêntíficos (CTC). Da mesma forma, a expansão para o CIGERD de Itajaí.

Foi apresentado o caminho percorrido tanto pela Defesa Civil para a constituição do Comitê Técnico Científico, como através de ações realizadas em parceria com as universidades como os Seminários Internacional de 2017 e 2018, e outras ações desenvolvidas desde 2012, até culminar com oficialização em 2018. A formalização do Comitê possibilitou repensar a transformação do Centro de Estudos e Pesquisas de Riscos de Desastres da Foz do Rio Itajaí (CEPEDFRI) em uma Rede (REPEDFRI) para ampliar o estudo do tema.

A mudança tornou-se realidade em novembro de 2018, com a realização ação conjunta “Consciência de Proteção” que resultou em diversas iniciativas. Dentre elas: Seminário Estadual, Exposição de Órgãos de Resposta, Ação Comunitária em Ilhota, Concurso de Desenho e outras ações nos munícipios da Região de Itajaí mês de novembro de 2018.

É importante potencializar os comitês técnicos ciêntíficos e o modelo da REPEDFRI enquanto facilitadores de políticas estaduais e municipais de redução de riscos de desastres. Da mesma forma, devemos buscar mecanismos de garantia de efetividade das ações e de geração de mudança cultural na sociedade em longo prazo. Contatos e parcerias estão sendo estabelecidas para fortalecer as ações de capacitação no Estado.