Finalizada a montagem de oito pontes no município de Treze de Maio

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) finalizou nesta terça-feira (11) o ciclo de instalação de oito (08) kits de transposição de obstáculos (pontes) no município de Treze de Maio, no Sul do Estado. A última estrutura,  montada na localidade de Vila Maria, possui dez metros de comprimento por seis de largura e capacidade para até 45 toneladas.  Agora a estrutura vai garantir a mobilidade da região.

O Município foi o primeiro do Estado a solicitar essa quantidade de kits e construir as cabeceiras, em um período tão curto, em função de um único evento.  Ação teve início em maio de 2019 após fortes chuvas que atingiram o município. Na ocasião foram registrados inundação, alagamentos e deslizamentos em vários bairros e ruas urbanas e rurais.

WhatsApp Image 2020 02 11 at 13.28.49

Última estrutura instalada no município de treze de maio. Divulgação DCSC.

Na ocasião a precipitação pluviométrica chegou a marca de 200 milímetros em poucos dias. Com o grande índice pluviométrico pontes, pontilhões, sistemas de drenagens e toda a malha vicinal do município foram danificados.

Mais de 45 famílias ficaram desalojadas e foram para casas de parentes ou amigos. Foi necessária a abertura de abrigos. A estimativa é que 5.459 pessoas foram afetadas direta e indiretamente.

Os prejuízos na agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços alcançaram cerca de R$ 326.575,00.

Segundo o Diretor de Gestão da Educação, e Chefe interino da DCSC, o projeto de kits de transposição já garantiu a mobilidade e o escoamento da produção em centenas de comunidades em todo o Estado. Até o momento já foram instalados 391 kits de transposição e estão em fase de construção 39 cabeceiras.

“Esta é a função da DCSC. Prestamos apoio aos catarinenses nos momentos mais difíceis. Trabalhamos tanto na resposta aos eventos extremos quando em ações reestabilização dos municípios atingidos por eventos adversos”, explicou.