Florianópolis recebe kit’s casas modulares da Defesa Civil de Santa Catarina.

28 03 2014 17 33 afd8b5390522d9ebc6c4b27319f96526

Foto: Mauro Vaz/PMF

Nos últimos 03 anos, Florianópolis tem mantido famílias com o aluguel social. Em alguns casos, as residências desses grupos foram interditadas pela Defesa Civil local e outros ainda estão em áreas de risco.

Agora, é hora desses moradores da capital catarinense ganhar um novo lar. Na tarde desta sexta-feira, 28, o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli e o Prefeito em exercício de Florianópolis, João Amin assinaram o Termo de Compromisso para a instalação de 20 kit’s casas modulares.

As residências serão entregues em vários bairros do município e não terão custo algum para as famílias. “As famílias que vão ser beneficiadas estão esperando esse bem. Não podemos mantê-las em áreas de risco. A Defesa Civil de Santa Catarina quer atender ainda este ano 300 famílias.” Afirmou o Secretário Adjunto Moratelli.

Para que as casas fiquem prontas e o município seja beneficiado, é necessário que a prefeitura deixe os terrenos prontos, com todas infraestrutura e escriturado no nome da matriarca da família. Nessa etapa, a previsão é que sejam investidos R$ 700 mil. O prazo para conclusão das 20 casas é de 80 dias. A primeira deve ser entregue na quinta-feira, 03/04, na Vila Aparecida, região Continental de Florianópolis.

Na ocasião foi assinado com a empresa fabricante das casas modulares o Termo de Fornecimento.”Quem mora na cidade, quem acompanhou as chuvas de 2008 e 2011, quem sabe o que é aluguel social, quem sabe o déficit habitacional de Florianópolis e conhece a tecnologia que permite entregar 20 casas em 80 dias, vê com otimismo essa gente tendo um teto novamente, tendo de volta a sua dignidade num curto espaço de tempo”, disse João Amin. Concluiu o Prefeito em exercício Amin.

Cada kit casa modular tem aproximadamente 39 metros quadrados de área privativa. O custo de cada imóvel não chega aos R$ 40 mil. Os recursos investidos são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil, criado pelo Governador Raimundo Colombo para agilizar os investimentos emergenciais da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

No dia 27 de fevereiro, o Governador Raimundo Colombo participou do lançamento oficial do Projeto, em Otacílio Costa, município que foi beneficiado com 12 unidades. Pouso Redondo também foi beneficiado mesmo ato. Recebeu o Termo para instalaçò de 14 Kit’s casas modulares. Ituporanga também já assinou o Convênio com a Defesa Civil. Serão entregues 25 casas.

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO:

O projeto inicial da planta pode ser adaptado para as mais diversas situações e necessidades, como escritórios, postos de saúde e outras infinitas possibilidades.

O modelo utiliza painéis isotérmico  autoportantes. Ou seja,  painéis estruturais tipo sanduiche (aço galvalume + poliuretano modificado + aço galvalume) que formam as paredes internas e externas da casa.  As portas e esquadrias metálicas integram os painéis. A cobertura é composta por telhas termo acústicas de aço preenchidas por poliestireno expandido.

Como todo conjunto é modular, os componentes dos sistemas elétrico e hidráulico são embutidos nos próprios painéis, evitando quebras no canteiro e agilizando a instalação.