Fortes chuvas voltam a causar prejuízos aos municípios catarinenses

As fortes chuvas voltam a causar estragos e prejuízos em municípios catarinenses. Desta vez, Blumenau, Indaial, Ponte Alta do Norte e Santa Cecília comunicaram ocorrências no Departamento Estadual de Defesa Civil devido às chuvas isoladas desde a noite de sexta-feira (28).

Em Blumenau ocorreram diversos pontos de deslizamentos e quedas de pontilhões, nos bairros Garcia e Velha. Segundo informações preliminares da Defesa Civil municipal, 260 pessoas estão desalojadas e 20 famílias desabrigadas. Um óbito foi registrado, Wilson Rodrigues, de 69 anos, estava em cima de um pontilhão, quando foi levado pela correnteza do rio e arrastado por 4 km. Em 24 horas, choveu 60 mm no município.

Ponte Alta do Norte também registrou ocorrências. No município, 27 residências foram atingidas, 121 estão desalojadas e nove levemente feridos. As cidades de Indaial e Santa Cecília comunicaram estragos pela chuva à Defesa Civil Estadual, que aguarda os levantamentos das equipes municipais.

Alerta fim de semana
O final de semana será marcado por variação de nuvens pela manhã e pancadas de chuva, típicas de verão, a partir da tarde. A intensificação de um sistema de baixa pressão no litoral de SC, a partir de sábado, favorecerá acumulados de chuva mais significativos no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Os acumulados médio diários ficarão em torno de 20 a 40mm para a faixa leste do estado (do Planalto ao Litoral), superando esse valor no domingo, que pode chegar a 50 e 70mm em algumas localidades, especialmente no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Recomendações da Defesa Civil
No caso de ventos fortes ou tempestades: a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Alagamentos: a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra: as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Informações adicionais: jornalista Fabiane Pickusch Costa, (48) 8843.3695, defesacivilsc@gmail.com