Geólogos a serviço da Defesa Civil Nacional avaliam tremores em Pirabeiraba

Nesta quarta-feira (8), uma equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, a serviço da Secretaria de Defesa Civil Nacional, estará pela manhã no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, para avaliar a causa dos tremores de terra ocorridos desde sábado (5) até segunda-feira (7). De acordo com o diretor de prevenção, tenente-coronel Emerson Neri Emerim, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo também irá analisar o caso segundo os dados preliminares encaminhados pela Defesa Civil de Joinville. “Já entramos em contato com o Instituto, que possui um sismógrafo no município de Ibirama, para checar com as informações registradas em Pirabeiraba. Com estes dados e do Sistema Geológico, poderemos ter um laudo mais preciso do que ocorreu na região”.

A Defesa Civil Municipal de Joinville registrou os primeiros tremores no sábado (5) pela noite. O primeiro ocorreu as 21:00, seguido do segundo as 21:05 e o terceiro as 21:10. No domingo (6) foram as 00:15, 00:30, 00:40, 07:10, 10:40, 12:15, 15:20, 19:50 e o último as 21:15 da noite de segunda-feira (7). No total, foram 12 tremores durante este período. Um sobrevoo foi realizado no local, com o apoio do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo – GRAER de Joinville, mas nada foi identificado.

Para o coordenador municipal de Defesa Civil de Joinville, Milton Juares Farikoski, a importância da Defesa Civil é essencial no fornecimento de informações de eventos adversos como este. “Acompanhamos de perto a situação e respondemos aos chamados das pessoas localizadas na região onde foi sentido os tremores”. A Defesa Civil Municipal de Joinville, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a Polícia Militar de Santa Catarina e o coordenador regional de Defesa Civil Antonio Edival Pereira estão acompanhando desde sábado os tremores de terra.