Governador apresenta o Plano diretor com ações de prevenção de desastres na Bacia do Rio Itajaí

O governador de Santa Catarina Raimundo Colombo apresentará, na próxima semana (22, 23 e 24), o Plano Diretor com ações do Governo do Estado para a prevenção e mitigação de desastres na Bacia do Rio Itajaí. No evento, também serão assinados os editais de contratação de projetos de engenharia para a sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga, construção de comportas no Itajaí-Mirim e aquisição do radar meteorológico. “A apresentação do plano para a população e para as autoridades das regiões é uma forma de tornar pública e transparente as ações do Governo, na prevenção de cheias. Nosso objetivo é implantar essas ações de forma gradual, mas constante, garantindo cada vez mais a segurança e a tranquilidade dos moradores do Vale do Itajaí” destacou Colombo.

A primeira apresentação será realizada para a imprensa em Florianópolis, na quarta-feira (22), às 16 horas, no Centro Administrativo. Na quinta-feira (23), Colombo estará em Itajaí às 15h30, no Teatro Municipal (Rua Gregório Chaves, 110 – Fazenda), para a apresentação do plano de ações e para a assinatura do edital de licitação para a contratação dos Projetos da Construção das Comportas do Rio Itajaí Mirim.

Em Blumenau, às 18h30, no Teatro Carlos Gomes (Rua 15 Novembro, 1181 – Centro), o governador apresentará o plano e assinará o edital de licitação para a aquisição de Radar Meteorológico.  Na sexta-feira (24), às 10 horas, a apresentação será realizada no município de Rio do Sul, no Parque Universitário Norberto Frahmm (Rua Herculano Nunes, nº 105, Centro) com a assinatura do edital de licitação para a contratação dos projetos de sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga.

As apresentações do Plano Diretor com ações do Governo do Estado para a prevenção e mitigação de desastres na Bacia do Rio Itajaí, na região do Vale do Itajaí, serão para as autoridades da região da SDR Itajaí, SDR Brusque, associações e para as comunidades.

Ações do Projeto de prevenção e mitigação na Bacia do Rio Itajaí
Ao todo, o projeto de prevenção compreende ações com medidas estruturais e não-estruturais e o valor para implantação total é de R$ 2 bilhões, com duração de cinco anos a partir do início das obras. As ações são Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí; sobrelevação das Barragens de Taió e de Ituporanga; medidas de prevenção de escorregamentos em rodovias; construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim; construção de sete barragens de pequeno porte; construção de uma barragem de médio porte a montante do Rio Itajaí-Mirim; obras de melhoramentos no canal do rio em Taió (3,7 km); obras de melhoramentos no canal do rio em Rio do Sul (8,2 km); obras de melhoramentos no canal do rio em Timbó (1,0 km); obras de melhoramentos no canal do rio em Blumenau (15,8 km); obras de melhoramentos nos canais dos ribeirões Garcia e Velha em Blumenau (7,0 km); obras de melhoramentos do canal do rio em Ilhota (8,0 km); construção de canal extravasor no Rio Itajaí-Açu.

O projeto terá início pelas seguintes ações:

Sobrelevação das Barragens – ampliará em dois metros a barragem Oeste, localizada em Taió, e a Sul, em Ituporanga. Incluindo a melhoria de operação das suas comportas e os dispositivos de regulação das enchentes, o que reduzirá o escoamento da vazão dos rios da Bacia, ampliando a capacidade de armazenamento/contenção das águas e retardando a elevação do nível dos rios. A capacidade da Barragem Oeste/Taió é de 83 milhões de m³ para 99,3 milhões de m³, incremento de 19,5% na capacidade de armazenamento do reservatório. A da Barragem Sul/Ituporanga é de 93 milhões de m³ para 110 milhões de m³. Um incremento de 18,3% na capacidade de armazenamento do reservatório.

Radar Meteorológico – aquisição de radar meteorológico de banda S com dupla polarização. O equipamento conterá produtos de previsão de curto prazo com até três horas de antecedência os eventos adversos. A área de cobertura é de 200 km, com área de vigilância de até 400 km. O valor do investimento é de R$ 8 milhões, sendo R$ 4,5 milhões para compra e R$ 3,5 milhões para instalação. O radar é um dos equipamentos que integra o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí. O investimento total do Sistema é de R$ 25,5 milhões.

Construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim – a instalação das comportas de regulação no Rio Itajaí Mirim tem por finalidade controlar a vazão afluente proveniente do montante (locais do rio que se situam antes das comportas), mantendo a vazão dentro da capacidade de escoamento, e proteger dos efeitos do refluxo proveniente da jusante (locais do rio que se situam depois das comportas), durante picos de enchente.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8834.3695 e email comunicação@sdc.sc.gov.br.