Governador assina convênios para compra de terrenos a municípios atingidos por chuvas de 2008

foto_g_36262O governador Luiz Henrique assinou na tarde desta terça-feira (23), em Joinville, convênios para repasse de R$ 1.975.000,00 a oito municípios das regiões Norte e Vale do Itajaí atingidos pelas fortes chuvas de novembro de 2008. Os recursos são provenientes das doações ao Fundo Estadual de Defesa Civil. A verba será utilizada na aquisição de terrenos que estejam fora de áreas de risco e acima da quota de enchente, onde serão construídas moradias às famílias atingidas (foto: James Tavares/Secom).

Na ocasião, o governador destacou o trabalho dos Conselhos de Desenvolvimento Regional, os quais estudaram a distribuição dos recursos aos municípios. O secretário regional de Joinville, Manoel Mendonça, agradeceu o empenho do governador em reconstruir o Estado após o desastre de novembro de 2008. As cidades beneficiadas foram Guabiruba (R$ 150 mil); Nova Trento (R$ 100 mil); Itajaí (R$ 350 mil); Corupá (R$ 275 mil); Guaramirim (R$ 100 mil); Jaraguá do Sul (R$ 400 mil); Joinville (R$ 400 mil) e Indaial (R$ 200 mil).

Segundo o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, o Governo do Estado buscou minimizar o desespero da população catarinense durante e, agora, após o desastre. “A assinatura destes convênios hoje representa o resgate da dignidade das pessoas que tanto sofreram com as chuvas do ano passado”, afirmou. Pedroso ressaltou ainda a solidariedade dos brasileiros ao doarem R$ 34 milhões ao Fundo Estadual de Defesa Civil, quantia utilizada apenas em atender o cidadão catarinense.

A presidente da Cohab/SC, Maria Darci Mota Beck, destacou a importância da compra de terrenos para a construção das moradias. “Mais de 200 residências já foram construídas e temos recursos garantidos para a construção de mais 1,7 mil casas”, garantiu Maria Darci. Segundo ela, o restante de recursos para atender o déficit de moradias, que é de seis mil residências, após o desastre virá por meio do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.

Participaram da assinatura os secretários Lio Tironi (SDR Jaraguá do Sul); Sandra Eccel (SDR Brusque); Luiz Polidoro (SDR Timbó) e João Marcos Matos (SDR Itajaí); o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, e os prefeitos das cidades contempladas.

Fundo – As doações ao fundo totalizam R$ 34 milhões,dos quais R$ 15 milhões já foram utilizados para compra de terrenos, destinados em fevereiro, além de cerca de R$ 17 milhões para o Auxílio Reação, o qual beneficia cerca de sete mil famílias catarinenses atingidas pelas chuvas do ano passado.

Saúde – Na solenidade, foi anunciado ainda o repasse de R$1,3 milhão ao município de Joinville para atender a área de Saúde após o desastre. Deste valor, R$ 500 mil estão destinados ao Hospital Municipal São José e outros R$ 800 mil ao Fundo Municipal de Saúde.