Governador assina os primeiros pedidos de adesão do Programa Emergencial de Recuperação de Desastres

Mais uma importante medida para auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas, no mês de setembro, foi tomada pelo governador Raimundo Colombo, nesta sexta-feira (21), em Rio do Sul. Colombo, acompanhado pelos presidentes do Badesc, Nelson Santiago, e do BRDE, Renato Vianna, e pelos superintendes da Caixa Ecônomica Federal e do Banco do Brasil, assinou os primeiros pedidos de adesão ao Programa Emergencial de Recuperação de Desastres (PER), criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: SECOM

“Este evento consolida o apoio às empresas privadas para a manutenção do emprego, de forma que nenhum trabalho vai se perder. Pelo contrário, acredito que até outros poderão ser criados. Não podemos esquecer de agradecer à presidente Dilma, que foi sensível e ajudou”, afirmou o governador.

O programa é voltado para atender empresas sediadas nos 96 municípios que foram atingidos pelas chuvas. Destes, 86 decretaram Situação de Emergência e dez, Estado de Calamidade Pública. Esta linha atenderá cidades de vários estados brasileiros, inclusive de Santa Catarina, com saldo inicial de R$ 800 milhões. A concessão é destinada a capital de giro e investimento de sociedades empresariais, empresários individuais e pessoas físicas ou jurídicas caracterizadas como produtores rurais, para operações de financiamento contratadas até 31 de dezembro de 2011. “Estamos trazendo um guarda chuva para os empresários, enquanto ainda está chovendo, mas sabemos que o sol voltará a brilhar”, comentou Nelson Santiago, ao se referir ao programa.

Os bancos oficiais de Santa Catarina – Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Banco do Brasil (BB) – são repassadores desta linha, que oferece aos empresários financiamento com a taxa de juros fixa em 5,5% ao ano. O prazo para pagamento é de 120 meses, incluídos de 3 a 24 meses de carência. No financiamento, o capital de giro não associado a projetos de investimento, cujo valor exceda a R$ 100 mil, incluído o valor da comissão de garantia. Quando for o caso, o prazo total será de 60 meses, incluída a carência. “É um auxílio significativo que irá ajudar na recuperação da economia dos locais”, afirmou Colombo.

O nível de participação do BNDES será de até 100% dos itens financiáveis. Cada beneficiário (CNPJ/CPF) poderá tomar até R$ 4 milhões, sendo até R$ 2 milhões para o financiamento de projeto de investimento e até R$ 2 milhões para capital de giro ou custeio agrícola.

O BB, o Badesc e o BRDE já estão oferecendo esta linha a seus clientes. Cada uma das instituições financeiras tem uma forma de atender e processar os pedidos, bem como estruturas diferentes de garantias e cadastro. “O importante é que todas estão preparadas para atender os empresários de forma mais ágil possível, oferecendo recursos baratos, com juros subsidiados pelo Governo Federal”, destacou Renato Vianna. O presidente do BRDE reforçou, ainda, o prazo de até dez anos para devolver o dinheiro, com até dois anos de carência. “Isso é fundamental para quem teve sua empresa atingida pelas águas, perdeu maquinário, estoques e ficou vários dias sem conseguir faturar nada”, acrescentou Renato.

Na ocasião, o governador Colombo, acompanhado do secretário da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, destinou R$ 2 milhões para o custeio da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), mantenedora do Hospital Regional. “Estamos ajudando, pois nosso objetivo é melhorar a cada dia a saúde da população catarinense”, ressaltou Colombo. Foram assinados ainda três convênios entre o Estado e o município de Braço de Trombudo, para a aquisição de uma retroescavadeira 4X4, no valor de R$ 220 mil; e com os municípios de Agrolândia e Trombudo Central, para aquisição de ambulâncias, no valor de R$ 105 mil e de R$ 80 mil, respectivamente.

Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti