Governador autoriza a regionalização da Secretaria de Estado da Defesa Civil

foto_m_52971

O governador Raimundo Colombo recebeu, nesta segunda-feira (8), a equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) para uma apresentação da estrutura do órgão e seus planos de ação. Com menos de quatro meses de atuação como secretaria, a equipe apresentou seu planejamento estratégico, por meio de ações e projetos a serem desenvolvidos. Um dos pontos chaves da reunião foi a ativação das estruturas regionais que farão parte da estrutura das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Foto: Antônio Carlos Mafalda / SECOM “Criar centros de atendimento da Defesa Civil dentro das Regionais é uma forma inteligente de usar a estrutura, em uma ação conjunta, realizando o atendimento de maneira imediata, principalmente na prevenção. Essa será a melhor forma de salvar vidas”, destacou Colombo.

O principal projeto da Secretaria está nas ações efetivas na área da prevenção, além da regionalização da Defesa Civil Estadual, da estruturação das defesas civis municipais e o Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta, utilizando a estrutura existente e com a nomeação de funcionários do quadro efetivo do Estado. Quanto à estruturação das defesas civis nos municípios, a SDC realizou um projeto para equipar as estruturas, capacitar os agentes e realizar mapeamentos de áreas de risco no Estado. Na área de resposta aos desastres, a equipe vai tratar dos componentes para atender de forma ágil, eficiente e com qualidade as ocorrências provocadas por um evento adverso.

foto_m_52970

Esses encontros fazem parte do Projeto “Governar o Governo”, onde secretarias setoriais, regionais e autarquias apresentam seus projetos e planos de ações para um desenvolvimento mais efetivo das atividades, com resultados pontuais. “O encontro serviu para destacar de forma clara a visão no aspecto preventivo, e da resposta imediata ao atendimento do cidadão fragilizado. Saímos daqui com a autorização do governador para dar os encaminhamentos jurídicos para viabilizarmos a secretaria como um todo, inclusive a regionalização da Secretaria de Estado da Defesa Civil”, finalizou o secretário Geraldo Althoff.

Informações adicionais:
Sabryna Sartott