Governador de Santa Catarina está em alerta por causa das fortes chuvas

foto_m_49599

O governador Raimundo Colombo reuniu secretários de Estado, na tarde desta sexta-feira (21), e colocou o Governo de plantão por causa das fortes chuvas que assolam o Santa Catarina. O Estado está em alerta nas próximas 48 horas, devido à previsão do volume de chuvas – mais de 120 milímetros – durante o final de semana.

AUDIO governador Raimundo Colombo

No encontro, foram analisados os danos causados pelas chuvas à população catarinense e as medidas tomadas pela Defesa Civil para auxiliar as regiões com mais risco. “A previsão de mais chuvas nos deixa em alerta. Já foram destinados auxílio financeiro, de pessoal, material e de equipamentos, em um montante que chega a R$ 1 milhão”, informou o governador.

De acordo com a Defesa Civil, a possibilidade de deslizamentos é a principal preocupação. “O maior problema é o agravamento de municípios já impactados, porque estão mais vulneráveis”, afirmou o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves. Segundo o relatório de Eventos Adversos nº16, do Centro de Operações da Defesa Civil, até às 16h desta sexta-feira, 33 municípios foram atingidos.

A região Norte é a mais afetada. Em Joinville e Jaraguá do Sul, o número de atingidos já ultrapassa 150 mil pessoas. A situação também é preocupante em algumas cidades do Sul. ”Nesses locais, há Grupos de Ações Coordenadas (GAC), que reúnem profissionais da área da Saúde, como a Vigilância Epidemiológica, Secretarias Municipais de Saúde, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e demais esferas do Governo, que estão habilitados e prontos para ajudar a população”, disse o major Márcio.

Até a tarde desta sexta-feira, o volume de chuva foi de 150 mm. Mais de 600 pessoas estão em abrigos, 11.481 estão desalojados e 385 mil pessoas foram afetadas. A Defesa Civil está disponibilizando um relatório, que é atualizado de hora em hora.

Além do governador Raimundo Colombo e o major Márcio, estavam presentes na reunião o secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Grubba; secretário da Saúde, Dalmo Claro; o secretário da Comunicação, Derly Anunciação; o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Roberto Meller; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM José Luiz Masnik; e o comandante-geral da PM, Coronel Nazareno Marcineiro.

Informações adicionais: jornalista Fabiane Pickusch Costa, telefone (48) 8843-3695 e 4009-9885, e-mail defesacivilsc@gmail.com.

Secretaria de Estado de Comunicação