Governador decreta emergência em São Francisco do Sul

O governador Raimundo Colombo decretou, na tarde desta quarta-feira, 25, situação de emergência em São Francisco do Sul, em função do acidente com a carga de fertilizante à base de nitrato de amônio. A explosão no depósito aconteceu na noite de terça-feira.

explosao em sao francisco do sul 20130925 2023511414
Foto: James Tavares/Secom

A orientação da Gerência de Produtos Perigosos da Defesa Civil é para que as pessoas se mantenham distantes da área no raio de um quilômetro, pelo menos. “O nitrato de amônio, por si só, é considerado estável. Caso aquecido, pode tornar-se explosivo. Por isso, decidimos resfriar a área e orientar a população para manter distância do local do acidente”, explica o especialista em produtos perigosos, Major Bombeiro Militar Geovane Matiuzzi.

Matiuzzi também esclarece que os efeitos do gás que se forma com a combustão do nitrato de amônio podem ser comparados aos do gás lacrimogêneo. “Por conta disso, não é considerado letal quando inalado”, diz o Major.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Marcos Oliveira, alerta, no entanto, que a saúde pode ser comprometida em caso de inalação direta e em grande quantidade. “O risco é quando há inalação direta. Para evitar contaminação, as pessoas foram retiradas logo no início do sinistro, num raio de 800 metros”.

Como a fumaça produzida por essa combustão química tem como características cor branca e alaranjada e a fumaça é espessa pode-se identificar as maiores áreas de risco. “O que as pessoas sentem é irritação na mucosa e tosse, sintomas considerados comuns em qualquer evento com fumaça em demasia”, explica o coronel Marcos Oliveira.

A Marinha do Brasil distribuiu máscaras para a população ainda durante a madrugada, de forma preventiva, pois não estava mapeada a dimensão do problema e nem as consequências para a população.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, está no local acompanhando a atuação da força-tarefa. “Nós estamos orientando a população para que evite inalar essa fumaça, pois pode provocar irritações nos olhos, na pele e na garganta”, explica o secretário.

O que aconteceu
A Defesa Civil Estadual atua em conjunto com outros órgãos públicos em uma ocorrência em São Francisco do Sul. Uma carga de fertilizante à base de NITRATO DE AMÔNIO explodiu em um galpão a dois quilômetros do Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte. Desde o acidente, na noite desta terça, há uma operação especial envolvendo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Defesa Civil para gerenciar a situação.

No galpão estavam armazenadas cerca de 10 toneladas de fertilizantes. Desde o início, as ações foram concentradas na retirada das pessoas dos imóveis localizados no entorno do local.

Cerca de 150 famílias foram retiradas de suas casas e deslocadas para a Escola Estadual Urbana Professora Claurinice Vieira Caldeira Forte, em São Francisco do Sul. Atendimentos médicos estão sendo realizados no Hospital Nossa Senhora da Graça.