Governador entregará medalhas de mérito durante comemoração aos 36 anos da Defesa Civil catarinense

O governador Luiz Henrique entregará, às 15 horas de quinta-feira (21), no Teatro Pedro Ivo, a Medalha de Mérito Colombo Machado Salles de Defesa Civil a cinco representantes dos estados que auxiliaram Santa Catarina após as chuvas de novembro de 2008. Na ocasião, em comemoração aos 36 anos de implantação do órgão catarinense, será sancionada a lei que institui a Semana Estadual de Defesa Civil e haverá o lançamento do filme Percepção de Risco – A Descoberta de Um Novo Olhar, o qual integra um projeto educacional do órgão.

"Será uma honra poder celebrar 36 anos de criação e agradecer aos colegas de outros estados que muito nos ajudaram durante o desastre do ano passado", destaca o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves. As pessoas agraciadas com as medalhas serão: coronel PM Washington Alves da Rosa (PR); coronel PM Joel Prates Pedroso (RS); coronel PM Luiz Massao Kita (SP); tenente-coronel PM Alexandre Lucas Alves (MG); major BM Daniela da Cunha Lopes (DF).

Filme – O filme-documentário Percepção de Risco – A Descoberta de Um Novo Olhar integra o projeto de mesmo nome e é dedicado aos professores da rede pública escolar e ao público em geral. Trata das mudanças climáticas globais, principais fenômenos naturais, reflexões sobre percepção de risco e redução de desastres, dicas de prevenção e autopreservação, políticas públicas, o papel das comunidades, entrevistas com especialistas, e perspectivas para modos de vida mais sustentáveis, com destaque para Santa Catarina.

O projeto Percepção de Risco é uma iniciativa pioneira da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), e tem como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres.

“O objetivo é aumentar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana”, explica Alves. Trata-se de uma abrangente campanha educativa, a qual inclui livro, filme e gibi, para cultura de prevenção de desastres, em desenvolvimento nos anos de 2008 e 2009. Todas as escolas públicas estaduais de Santa Catarina, comunidades em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis e a sociedade em geral receberão o material.