Governador libera R$ 650 mil emergenciais a municípios afetados por chuvas

foto_g_41189Durante reunião na tarde desta segunda-feira (11) com prefeitos e Defesa Civil Estadual, o governador Luiz Henrique autorizou a liberação de R$ 150 mil aos três municípios da região da Grande Florianópolis afetados pela chuva neste final de semana, Angelina, Águas Mornas e Rancho Queimado, e R$ 200 mil a Alfredo Wagner, considerada a cidade mais afetada. “O recurso é emergencial e será utilizado no atendimento à população e compra de materiais de construção, essenciais para reabilitação de pontes, estradas e casas”, explica o governador. Os quatro municípios decretaram situação de emergência e podem utilizar a quantia a partir desta segunda (Foto: Neiva Daltrozo/Secom).

Desde o último sábado, a chuva provocou prejuízos na agricultura e nos sistemas viário, elétrico e de abastecimento de água dos quatro municípios. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, o município de Alfredo Wagner é o mais atingido, pois teve estradas e 12 pontes destruídas ou danificadas, além de 16 famílias desalojadas, conforme relato da equipe técnica que vistoriou o município nesta tarde. “Devido ao cenário e pontos de deslizamentos registrados, na terça (12), estaremos enviando geólogos ao município para avaliação do solo”, confirma o diretor.

Em Angelina, cerca de 30 mil frangos morreram após a enxurrada no município. Rancho Queimado e Águas Mornas registraram pontos de alagamento e casas danificadas. No Litoral Norte, em Penha, enxurrada e vendaval provocaram alagamentos em 50 casas e destelhamento em outras 30 residências. A Defesa Civil Estadual autorizou o envio de 30 colchões a Penha.

Participaram da reunião os deputados Edson Andrino; César Souza Júnior; Sérgio Grando; o secretário Valter Gallina (SDR Grande Florianópolis) e os prefeitos Gilberto Dorigon (Angelina); Pedro Francisco Garcia (Águas Mornas); Nivaldo Wessler (Alfredo Wagner); e Mério Goedert (Rancho Queimado).