Governador Raimundo Colombo vistoria municípios do Alto Vale atingidos pela chuva

foto_m_53942

Blumenau (8/9/2011) – Os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias e a expectativa de aumento da precipitação das próximas horas levaram o governador Raimundo Colombo a vistoriar cidades do Alto Vale do Itajaí, nesta quinta-feira (8). O Governo do Estado já liberou R$ 3 milhões para o pronto-atendimento aos atingidos em toda Santa Catarina.

Foto: James Tavres SECOM/SC

“Nosso quadro é muito difícil e nas próximas horas devem piorar. Todas as estruturas do Estado estão voltadas ao atendimento imediato das pessoas abrangidas, principalmente no Vale do Itajaí onde o nível do rio deve chegar a 14 metros”, afirmou o governador.

Durante a tarde, Colombo esteve acompanhando a situação em Rio do Sul. Circulou pela cidade em conjunto com o prefeito Milton Hobus. Em Blumenau, onde esteve no início da noite, participou de uma reunião do Grupo de Ações Conjuntas de Blumenau, que reúne órgãos da prefeitura, a Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Celesc, Exército e Samae. O objetivo do grupo é definir as ações de atendimento à população e pronto restabelecimento. “Temos 11 abrigos recebendo pessoas e mais 10 em sobreaviso. As pessoas estão conscientes de que tem que deixar as áreas de risco e seguir para um local seguro”, informou o prefeito João Paulo Kleinübing ao governador, durante a reunião.

Monitorado constantemente pela Defesa Civil, o governador Raimundo Colombo disse que o Estado está à disposição dos municípios e se precisar, contribuirá ainda mais para minimizar o impacto na vida das pessoas. “Esse é o momento de atender a todos, depois vamos verificar os estragos e os prejuízos financeiros”, informou o governador.

Prevenção – Além de prestar o atendimento imediato à população, o Estado tem um estudo para ampliar as ações de prevenção às cheias. A análise está sendo feita pela Agência de Cooperação Japonesa (JICA) e, uma das ações, é aumentar a capacidade da represa de Ituporanga, que afeta diretamente Rio do Sul.

Informações adicionais:
Claudia De Conto