Governador repassa R$ 1,1 milhão para obras de proteção contra enchentes

foto_m_55226

Durante sua visita na cidade de Blumenau, nesta quinta-feira (6), o governador Raimundo Colombo repassou recursos de R$ 1,1 milhão para a conclusão da segunda e última etapa da obra de proteção contra enchente da Estação de Tratamento de Água (ETA II). A Estação é responsável pelo abastecimento de 70% do município, que durante as cheias é comprometido.

Foto: Neiva Daltrozo / SECOM

“Com esta obra impediremos que as águas do Rio Itajaí-Açú atinjam a Estação. Garantiremos assim a produção de água potável para a população mesmo durante as enchentes”, enfatizou Colombo. O ato aconteceu na prefeitura de Blumenau e a verba foi liberada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

Sempre que o Rio Itajaí-Açú atinge seis metros, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau entra em estado de alerta. Aos dez metros, acima do nível normal, a cisterna principal da ETA II é inundada impedindo a produção de água potável para grande parte do município. Com a conclusão do sistema proposto, a ETA II ficará imune a enchentes garantindo o fornecimento de água ininterruptamente. Segundo o secretário Paulo Bornhausen, o governador determinou que fosse feito o repasse o mais breve possível. “Este compromisso está sendo cumprido, pois o governador pediu que a Secretaria fizesse o repasse em caráter emergencial para a conclusão imediata da obra, que é de extrema importância para o povo blumenauense”, destacou Bornhausen.

Informações adicionais:
Sabryna Sartott