Governador se reúne com Defesa Civil e avalia projetos de respostas a desastres

foto_m_64320 Foto: James Tavares / SECOM

O governador Raimundo Colombo se reuniu, nesta terça-feira, 21, com o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, e técnicos da área para avaliar os programas e cronogramas propostos para a execução das obras que serão efetuadas no projeto do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais. Para as ações, serão aplicados R$ 594 milhões que integram o conjunto de ações do Plano Diretor de Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí, orçado em R$ 1,5 bilhão no total.

A viabilização de R$ 594 milhões do Governo Federal será aplicada da seguinte forma:

– Obras de melhoramento fluvial do rio Itajaí Mirim e a construção de duas comportas. Valor estimado de R$ 94 milhões. Os estudos de localização da segunda comporta e do melhoramento fluvial estão em fase de contratação da empresa para elaboração do projeto básico e dos estudos ambientais. Primeira comporta já foi definida.

– Sobrelevação em 2 metros do barramento e do vertedouro da Barragem Oeste (Taió) e do vertedouro da Barragem Sul (Ituporanga), com custo estimado em R$ 60 milhões. O projeto de engenharia já foi contratado, com previsão de entrega  para novembro. Está em fase de contratação o estudo de conformidade ambiental das barragens existentes e o estudo de licenciamento ambiental para as obras.

– A Avaliação ambiental estratégica de todas as obras previstas no Plano Diretor também está sendo contratada. Custo estimado de R$ 2,5 milhões para facilitar os trabalhos de licenciamento ambiental de todas as obras.

– Obras e melhoramento em 3,7 quilômetros do canal do Rio Taió, na zona urbana, com custo estimado R$ 110 milhões. Essas obras estão em fase de contratação de estudo para o projeto básico.

– Construção barragem de médio porte em Botuverá – Rio Itajaí Mirim, ao custo de R$ 95 milhões. Estão sendo contratados estudos para elaboração do projeto básico.

– Construção de sete barragens de pequeno porte nos rios tributários, ao custo estimado de R$ 207,6 milhões. Já foram contratados os estudos de localização e projetos básicos.

– Sistema de Monitoramento Alerta e Alarme, com custo de R$ 25 milhões. Processo de licitação: radar com sua instalação. Estudo de localização contratado. Elaborado o edital para a contratação da obra civil de infraestrutura do radar meteorológico.

Os sete itens acima representam os recursos viabilizados pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. A Secretaria de Estado da Defesa Civil realiza a coordenação do processo de implantação em articulação com os demais órgãos do Estado. Além dos técnicos da Defesa Civil, também participaram técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometereologia de Santa Catarina – Ciram, Fundação do Meio Ambiente – Fatma e o secretário da Fazenda, Nelson Serpa.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa