Governo busca ampliar e fortalecer Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí

foto_m_58277

Uma reunião realizada na noite desta terça-feira (24), na Casa d´Agronômica, é o princípio de noites mais tranquilas para a população do Vale do Itajaí. O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, apresentou ao governador Raimundo Colombo o plano de ampliação e fortalecimento do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí.

Todas as medidas envolvidas no planejamento têm um custo estimado em R$ 25 milhões, que vão ser buscados junto ao Governo Federal, nesta quinta-feira (26), quando o governador e o secretário se reúnem com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. “Todo o planejamento de ações e medidas tomadas vão servir de exemplo para a prevenção em outras regiões de Santa Catarina”, explicou o secretário.

“A Jica (Agência de Cooperação Internacional Japonesa) ficou dois anos aqui estudando para apontar as fragilidades da região. Agora temos que partir para a execução”, afirmou o governador Raimundo Colombo. A prioridade imediata do plano é a construção de sete barragens nos afluentes do rio Itajaí. É uma medida que busca reduzir o volume de água do principal rio da região, que provoca cheias em várias cidades do Vale.

Outra medida prioritária é a aquisição de um radar meteorológico, com um custo de R$ 8 milhões. Por meio da quantificação do volume das chuvas, o equipamento permitirá a medição rápida da ocorrência de chuvas e ventos fortes, permitindo apontar qual cidade será mais atingida com até 3 horas de antecedência. Isso permite à Defesa Civil alertar os indivíduos expostos à ameaça com tempo suficiente para tomar medidas que permitam neutralizar ou, pelo menos, atenuar as consequências de uma iminente catástrofe natural.

Para conseguir essa agilidade, está previsto no plano a instalação de um Centro Operacional de Monitoramento e Prevenção, que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, analisando os dados obtidos com o radar de monitoramento para consolidar a rede de prevenção, integrando as defesas civis regionais e municipais. A instalação do centro custará cerca de R$ 4 milhões.

O plano de ampliação e fortalecimento do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí prevê uma estação de monitoramento de chuvas em cada um dos 53 municípios; além da elaboração de planos de contingência para todas as cidades da região, o que significa identificar quais pessoas devem receber os alertas e a instrução de como elas devem proceder assim que disparado o aviso.

Informações adicionais:
Thiago Santaella