Governo do Estado apoia os municípios do Grande Oeste catarinense

Durante a manhã desta quinta-feira (12) O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou o levantamento dos estragos causados durante a forte tempestade que atingiu o Meio e Extremo Oeste catarinense nesta semana. O Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior percorreu na região e conversou com prefeitos para levar o apoio do Governo do Estado.

No município de Iporã do Oeste foram visitados os locais onde a força da enxurrada danificou e destruiu pontes. A DCSC se prontificou a fornecer kits de transposição (pontes) para que a malha viária do município volte a normalidade. Em Belmonte cerca de 200 casas foram atingidas. Em Ipuaçú já foram entregues cerca de 800 telhas e itens de assistência humanitária.

Ponte destruída em Iporã do Oeste. Foto: Flávio Vieira Júnior, Ascom DCSC.

Já em Descanso foram visitados os bairros mais atingidos e em um primeiro levantamento foram contabilizadas 280 casas parcialmente atingidas. Galpões e estruturas metálicas tiveram os telhados arrancados. A força do vento também destruiu totalmente diversas residências. A tempestade derrubou árvores e postes de energia elétrica.

Propriedade rual atingida em Descanso. Foto: Flavio Vieira Júnior, Ascom DCSC.

“Estamos prestando todo o apoio necessário, para o município de Descanso serão fornecidos itens de assistência humanitária e telhas para apoiar a população”, explicou João Batista.

No total 27 municípios no Meio e Extremo Oeste sofreram o impacto da tempestade e 13 pessoas precisaram de atendimento hospitalar.

“Gostaria de frisar a sinergia das instituições trabalhando irmanadas para buscar a solução para a situação”, destacou o chefe da Defesa Civil.

Durante a tarde as ações foram acompanhadas pelo Governador Carlos Moisés que sobrevoou a Região e conversou com os prefeitos. “Através da Defesa Civil temos a capacidade de fornecer os materiais necessários para a resposta ao evento”, comentou o Governador

Ele ressaltou que o Oeste é um exemplo de cooperativismo. “Aqui as pessoas dão as mãos para realizar o trabalho, mesmo no momento de desastre é um exemplo para o Brasil”, disse o Governador. De acordo com ele, a Defesa Civil é composta por muito mais que as estruturas púbicas, mas por toda a população que de mãos dadas atua para aliviar a dor das pessoas.

Carlos Moisés finalizou destacando que toda a estrutura do Governo do Estado está a disposição e que um Plano de Apoio está sendo preparado para os municípios atingidos.

Força conjunta

Desde as primeiras horas o Governo do Estado colocou em ação uma força tarefa formada pela Defesa Civil de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Polícia Militar, Polícia Civil, Casan, Celesc e Epagri. A primeira ação foi a distribuição de lonas para as famílias atingidas. Um exemplo são os trabalhos realizados por equipes da Celesc na recomposição das linhas de distribuição de energia. O objetivo é que a situação nos municípios volte a normalidade.

Equipe da Celesc trabalhando na rede de energia elétrica. Foto: Flávio Vieira Júnior, Ascom DCSC.

“O trabalho em parceria com os municípios durante a noite e a madrugada foi importante para o levantamento”, completou João Batista. Segundo ele, parcerias serão realizadas com os municípios para o restabelecimento e o Governo do Estado fará entrega de telhas e itens de ajuda humanitária para os atingidos.

“Defesa Civil somos todos nós e esta é a função do Governo do Estado. No primeiro momento é salvar vidas e no segundo apoiar a reestruturação dos municípios”, ressaltou o Governador.