Governo do Estado conclui obra de contenção na SC-414

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) e da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), finalizou as ações de contenção e drenagem na rodovia SC-414, entre os municípios de Navegantes e Luiz Alves. A ação foi realizada após uma forte enxurrada registada no mês de junho, que provocou o rompimento de um bueiro e o deslizamento de terra.

A SIE, por meio da Coordenadoria Regional do Vale, realizou os levantamentos dos serviços necessários para recuperação e solicitou o apoio para a DCSC. “O trabalho integrado entre a SIE e a Defesa Civil do Estado deu mais agilidade ao processo de recuperação do talude. A obra foi realizada com rapidez e segurança”, afirma o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira.

Divulgação DCSC

Com o objetivo de restabelecer a normalidade na rodovia de forma mais rápida foi ativada a Ata de Registro de Preço (ARP) disponível para obras de engenharia. “O foco do Governo do Estado é dar agilidade às ações, valorizando os recursos e qualidade dos serviços prestados”, reforçou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior.

No local foi realizada a contenção da encosta com enrocamento de pedra para proteção do talude e um novo sistema de drenagem, de forma preventiva para dar vazão ao grande volume de água. Um destaque foi o tempo de execução dos trabalhos. A solicitação foi recebida pela DCSC no dia 18 de junho e finalizada no dia 28 de julho, ou seja, em apenas 40 dias a obra foi entregue. “Mesmo com a ocorrência de grandes eventos climáticos, como o ciclone bomba, e com o período burocrático necessário para fornecimento, realizamos a entrega do projeto”, completou.

Agilidade nas ações de Defesa Civil

Nos últimos eventos climáticos registrados no território catarinense, foi constatada a agilidade de resposta do Governo do Estado. Para garantir essa rapidez, a DCSC possui Atas de Registro de Preço, que possibilitam o fornecimento dos mais diferentes tipos de produtos e serviços em um curto espaço de tempo. Dentre eles, itens de assistência humanitária e kits de reconstrução, que são compostos por serviços como terraplenagem, drenagem, topografia, estruturas de contenção, sondagem, etc.

“Esta forma de ação resulta em respostas rápidas e no apoio necessário para os catarinenses nos momentos mais difíceis”, explicou Cordeiro. Como exemplo, ele citou a entrega de telhas e itens de assistência humanitária (IAH) durante e após o ciclone bomba que atingiu o estado. “Os números comprovam a eficiência das ações realizadas pela DCSC. No total, foram repassados 189.878 IAHs atendendo todos os municípios que solicitaram apoio”, reforçou. Desse total, foram 152.558 telhas entregues em todas as regiões do estado.

Divulgação DCSC