Governo libera mais de R$ 1 milhão em recursos aos municípios atingidos pela estiagem no Oeste

foto_m_58018

São Miguel do Oeste – O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira percorreu, nesta sexta-feira (6), as cidades do Oeste afetadas pela estiagem, para debater os problemas causados pela forte seca que atinge a região. Durante as reuniões realizadas, Moreira anunciou a liberação de R$ 1,2 milhão para ajuda emergencial às comunidades. “Pela primeira vez o dinheiro chegou antes do governador. Desde ontem, os recursos já foram disponibilizados às regionais para auxiliar os 54 municípios atingidos pela estiagem no Estado”, comentou Moreira.

Foto: Neiva Daltrozo / SECOM

A equipe técnica do Governo iniciou o roteiro em Chapecó, onde destinou R$ 136,9 mil para oito municípios de abrangência da SDR. Os recursos são repassados conforme o número de propriedades rurais de cada região. “Em Chapecó, temos mais de seis mil famílias atingidas, e iremos repassar os recurso conforme a necessidade de cada cidade”, destacou o governador. Além de Chapecó, foram liberados durante a manhã valores na ordem de R$ 142 mil para as dez comunidades da região de Xanxerê, e seis municípios da SDR Quilombo receberão um total de R$ 97,1 mil.

Na sequência, o governador seguiu para a Regional de Maravilha e conversou com os prefeitos das regiões de Palmitos e Maravilha. Para essas regionais, foi repassado mais de R$ 400 mil, sendo R$ 256 mil para os 12 municípios da SDR Maravilha, e R$ 147,5 mil para os seis municípios de Palmitos. “Os recursos serão destinados para o transporte de água às famílias e animais, bem como a terceirização de equipamentos para produção de silagem e outras atividades que possam amenizar de imediato a situação de estiagem”, informou o secretário da Agricultura em exercício, Airton Spies.

Seguindo o roteiro, a comitiva técnica debateu com as regionais de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira e São Lourenço do Oeste os principais problemas da falta de água. Durante a reunião, foram destinados R$ 54,6 mil para Dionísio Cerqueira, que atenderá inicialmente três municípios; R$ 132,7 mil para quatro municípios em situação de emergência em São Miguel do Oeste; e R$ 32,8 mil à três cidades de São Lourenço do Oeste na primeira etapa. “Essa é a primeira leva de recursos que o Estado está destinando aos locais em situação de emergência. Temos uma grande preocupação, pois cada dia mais municípios estão decretando estado de emergência. Iremos também, em busca de apoio do Governo Federal, para auxiliar ainda mais as propriedades rurais, inclusive para trabalhar em prol da prevenção, como projetos de cisternas, por exemplo”, frisou Eduardo Pinho Moreira.

Para agilizar a liberação dos seguros do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) aos produtores rurais, uma equipe de técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) está trabalhando em horário de plantão para a aprovação imediata dos laudos periciais. O processo normal é de 15 dias, mas conforme solicitação do governador, será feito em cinco dias. “Os agricultores poderão retirar seus seguros para amenizar os prejuízos causados pela estiagem”, informou o presidente da Epagri, Luiz Hessmann.

Informações adicionais:
Sabryna Sartott