Grande Florianópolis instala primeira unidade regional de Defesa Civil no Estado

umdecsiteNesta quinta-feira (6), os secretários Ronaldo Benedet (Segurança Pública) e Valter Gallina (SDR Grande Florianópolis) empossaram o coordenador regional de Defesa Civil, Robson Carvalho, instalando a primeira unidade regional do órgão no Estado. Durante a solenidade, aconteceu ainda a posse do presidente da União Metropolitana de Defesa Civil (Umdec), Nelson de Paiva Júnior, órgão que também engloba os 13 municípios da região.

O objetivo da implantação da unidade regional é reforçar a atuação na prevenção e redução de desastres naturais nestes municípios. “Nosso trabalho ainda é difícil e precisa da participação de todos para atender a população catarinense”, pondera o diretor estadual de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves. Segundo ele, é dever do estado, municípios e União de garantir a dignidade e segurança dos cidadãos, mas a responsabilidade deve ser de todos quando se fala na ocorrência de eventos adversos.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, a Defesa Civil estará sempre empenhada em reduzir os danos de um desastre, como no caso do Furacão Catarina, em 2004, quando o órgão atuou com ações de prevenção e de aviso à população. “Esta unidade regional com certeza atuará no auxílio aos municípios na ocorrência de um evento e na prevenção do mesmo”, garantiu Benedet.

Tanto o órgão regional quando a Umdec farão o elo junto à Defesa Civil Estadual para atender a necessidade da população, afirma o secretário Valter Gallina. “A SDR existe para aproximar o governo do cidadão e com estas novas coordenações teremos os 13 municípios como grande apoio”, destaca o secretário regional.

Participaram ainda da solenidade o prefeito de São José, Djalma Berger; os secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Rubens Pereira; e de São José, coronel Edson de Souza; os deputados estaduais Renato Hinnig e José Natal Pereira; e representantes das Defesas Civis dos 13 municípios, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e dos Conselhos de Segurança (Consegs).