Granizo e vendaval provocam prejuízos em 13 municípios catarinenses

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) registrou nesta sexta-feira (21) a ocorrência de fortes chuvas com granizo e vendaval em 13 municípios catarinenses desde a tarde de terça-feira (18). Seis municípios já decretaram situação de emergência (Monte Castelo, Ascurra, Irani, Papanduva, Jaborá e Ouro Verde). O órgão estadual irá liberar R$ 165 mil a quatro municípios já vistoriados.

Os municípios afetados são: Abelardo Luz, Ascurra, Campo Belo do Sul, Canoinhas, Irani, Irineópolis, Itaiópolis, Jaborá, Major Vieira, Monte Castelo, Ouro Verde, Papanduva e Porto União. De acordo com levantamento realizado pelos órgãos municipais, mais de 300 casas foram danificadas, além de construções públicas e particulares, como postos de saúde e comércio

Na tarde desta quinta, o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, vistoriou, juntamente com técnico do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), os municípios do Planalto Norte afetados pelos eventos adversos. Segundo ele, Papanduva receberá R$ 100 mil; Monte Castelo R$ 35 mil; e Itaiópolis R$ 10 mil, para compra da materiais e recuperação de casas. Após avaliação de estragos também em Ascurra, pelo gerente de Minimização de Desastres, Carlos Augusto Chiamolera, serão destinados R$ 20 mil ao município.

Alerta – De acordo com a Epagri/Ciram, o alerta para vento e mar permanece, mesmo com o afastamento da área de instabilidade do Estado. Ventos mais intensos no Planalto Sul e Litoral entre a noite de quinta e a sexta-feira (21), com predomínio de sul e rajadas de 60 a 80km/h. Os ventos provocarão forte agitação marítima em todo o Litoral catarinense, com picos de 3,0 a 4,0m na sexta-feira, especialmente ao sul de Florianópolis.