Içamento da radome é adiada

10350409 622634677843721 6322216070900448604 n

Desde quinta-feira(29), dois norte-americanos e um grupo de brasileiros trabalham incansáveis para finalizar o processo de montagem do radar meteorológico de Santa Catarina. Foi içado parte do radar, ainda no dia de ontem. A peça foi fixada no alto da torre de 27 metros. As outras peças que vão receber o disco da antena, foram montados para o içamento.

O momento mais esperado para esta sexta-feira(30). Seria realizado o içamento do “disco” da antena e a radome, a bola gigante, produzida em fibra de vidro, que vai proteger o radar meteorológico. No entanto, não foi possível por causa do tempo que apresentou variação.  “Por causa do vento, é impossível içar a radome e a antena. Pode balançar e prejudicar a operação. Pra evitar riscos foi decidido suspender”, afirmou Rodrigo Moratelli, Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

Devido a previsão de chuva para o fim de semana, a operação de cimento do radar deve ser retomada na segunda-feira(02), quando há perspectiva de tempo firme, após a passagem de uma massa de ar frio por Santa Catarina. Depois de instalado, o radar meteorológico vai passar por uma fase de testes. É a etapa de aceitação do equipamento, que já foi testado uma vez, na empresa fabricante, nos Estados Unidos.

Apesar disso, o guindaste contratado para realiza a operação e que tem capacidade de erguer até 300 toneladas, foi utilizado para levar até o alto da torre, ferramentas que serão usadas na montagem de um andaime, para facilitar os serviços lá no alto.

Também começou a montagem do elevador que vai funcionar na torre. Ao mesmo tempo, operários da empresa que conduz as obras, fazem a instalação das grades de proteção do terreno, onde está localizado o radar, em Lontras no Alto Vale do Itajaí.IMG 1645