ICOM faz apresentação dos trabalhos para secretário da Defesa Civil

_sc06667

As representantes do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM) estiveram reunidas com o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, na terça-feira (24). A diretora do Instituto Voluntários em Ação (IVA/SC), Ana Maria Warken do Vale Pereira, e Lucia Dellagnelo do ICOM, apresentaram ao secretário as atividades desenvolvidas pelas entidades, entre elas publicações e materiais voltados aos desastres.

A criação do banco de voluntários “Força Voluntária” existe a 13 anos em Santa Catarina e desde 2008 está ativo o portal de cadastro on line de voluntários, no endereço www.forcavoluntaria.org.br, criado em parceria com a Defesa Civil do Estado. Além do cadastro, a ONG realiza desde 2009, a formação e a preparação do grupo de voluntários por meio de capacitações. Há grupos formados em Itajaí, Gaspar, Ilhota, Blumenau, São José, São Pedro de Alcântara e Florianópolis. O banco possui mais de 700 voluntários cadastrados.

O secretário Althoff relatou projetos em construção na secretaria voltados para a estruturação da defesa civil nos municípios e da busca de recursos para a viabilização. “Só exercitaremos as ações de defesa civil estadual com o apoio das defesas civis dos municípios” destacou.

Lucia Dellagnello citou o projeto do fundo de Reconstrução do ICOM, que trata de doações privadas em fundos comunitários. De acordo com ela, o fundo foi instituído com a finalidade de ordenar e tornar mais eficiente a aplicação dos recursos doados por empresas e indivíduos, no socorro às vítimas das enchentes de Santa Catarina no desastre de 2008.

Para conhecer mais sobre as entidades acesse www.icomfloripa.org.br e www.voluntariosemacao.org.br.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. 48 8843.3695 e email defesacivilsc@gmail.com.